RNBPComo já foi anteriormente noticiado, a BAD promove no dia 11 de Março uma sessão pública comemorativa da passagem de trinta anos sobre o ato por muitos considerado fundador da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas: a assinatura por Teresa Patrício Gouveia, então Secretária de Estado da Cultura, do Despacho nº 23/86, que nomeava o grupo de trabalho que viria a produzir o relatório “Leitura Pública : Rede de Bibliotecas Municipais”, um texto de elevado simbolismo e enormes consequências.

A sessão tem lugar no Museu de Design e da Moda (MUDE), sito na Rua Augusta, 24, em Lisboa, inicia-se às 14:30 horas, e conta com a presença de João Soares, ministro da Cultura. Aqui divulgamos o programa completo do evento.

PROGRAMA

14h30
* Boas vindas por Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa
* Apresentação da sessão por Maria José Moura,  Vice-presidente da BAD
* Intervenção de Teresa Patrício Gouveia,  Secretária de Estado da Cultura em 1986
* A RNBP e as Autarquias: Alfredo Monteiro, Vice Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses

16h30
* “Public Libraries transforming communities”: David Lankes, Prof. Syracuse University (EUA) – Videoconferência e debate. Apresentação e moderação: Paulo Leitão

17h15
Painel sobre as acções em curso em Portugal
* Moderação:  Ana Paula Gordo
* Intervenção de Silvestre Lacerda, Director Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
* As Bibliotecas Municipais da CML: Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura
* A Campanha da BAD  “Somos Bibliotecas. Públicas. Municipais. De todos”: Bruno Duarte Eiras, Coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da BAD

* Encerramento:  Alexandra Lourenço, Presidente do Conselho Directivo Nacional da BAD

A participação neste evento é livre mas, por questões organizativas, todos os interessados deverão proceder a uma inscrição através do formulário disponível aqui.

Similar Posts