A forma e os meios usados na comunicação com o público que se pretende atrair ditam o índice de capacidade de um serviço de envolver os seus públicos-alvo.

No caso dos serviços de Bibliotecas, esta capacidade de comunicação é ainda mais importante uma vez que, para além de se tratarem de serviços que ainda não conseguiram descolar-se totalmente da ideia tradicional de um espaço formal com áreas definidas e coleções bibliográficas meticulosamente organizadas em prateleiras, têm a forte concorrência de meios globalizados que se traduzem em rapidez e facilidade de acesso à informação disponibilizados pela internet.

As Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, desde a sua criação em 2007, que apostaram na comunicação com os seus públicos. Para esse efeito, têm recorrido a várias ferramentas de comunicação, quer tradicionais, quer digitais.

Ao nível das ferramentas digitais, a Estante Digital, com códigos QR, conduzem, através dos dispositivos móveis, os utilizadores a conteúdos e ferramentas digitais dos mais variados temas e áreas.

A partir de ecrãs disponíveis na Biblioteca José Saramago (Campus 2) e Biblioteca do Campus 1 (ESECS) é possível aceder diretamente através de dispositivos móveis (via códigos QR) a conteúdos como a newsletter, programa de rádio, ferramentas de pesquisa, entre outros. O acesso a estes conteúdos por parte dos utilizadores das Bibliotecas do Campus 3 (ESAD.CR) e Campus 4 (ESTM) é disponibilizado através do Portal das Bibliotecas do IPLeiria.

Aceda à Estante Digital aqui.

 

Similar Posts