No passado mês de março, a DGLAB publicou e colocou em consulta pública os resultados do projeto ASIA – Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística.

Desenvolvido de forma colaborativa por vários organismos da Administração Pública (AP), o produto 88535dd8-4599-40fe-902c-94a1d53d7e1bagora divulgado apresenta-se como uma mais valia para a avaliação da informação em arquivo na medida em que associa à classificação as decisões com esta relacionadas – determinação de prazos de conservação e destinos finais. Trata-se de um instrumento único e comum de avaliação na Administração Pública que consolida o preconizado no Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica – PAEIS e dá continuidade ao MIP, à MEF e à Lista consolidada de 3os níveis, correspondente aos processos de negócio.

A fase de consulta pública do Projeto ASIA decorre até ao dia 9 de maio, sendo importante que todos contribuam de forma a melhorar esta ferramenta.

Neste âmbito, o GTAM – Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais da BAD, está a analisar o documento que se encontra disponível no site da DGLAB, promovendo desta forma uma discussão sobre o mesmo, alargada aos elementos do Grupo e a outros interessados. O resultado deste trabalho conjunto será oportunamente enviada à Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, DGLAB, para o endereço dsan@dglab.gov.pt, de acordo com o previsto no Projeto ASIA.

Toda a informação necessária para esta fase de consulta pública encontra-se disponível aqui .

Similar Posts