Quando o secreto era arquivo e o arquivo era secreto em sistemas de informaçãoArquivos Pretéritos_flyer pretéritos: o Santo Ofício e as Ordens Militares. Esta é a comunicação que vai ser apresentada por Nelson Vaquinhas nas Jornadas Archyvos fora da Caixa no próximo dia 30 de maio, em Coimbra.

Destacamos o seu resumo:

Nos séculos XVII e XVIII, o capital informacional detido por instituições com créditos firmados em matéria de estatutos de limpeza de sangue era alvo de minuciosa gestão, desde a sua produção até à sua guarda permanente. Neste plano, escolheram‐se duas instituições da administração central portuguesa do período Moderno que se destacaram pelas suas inquietações e rigorosos cuidados com a gestão da informação: o Santo Ofício e a Mesa da Consciência e Ordens.
Reportamo‐nos a sistemas de informação, cujos arquivos encontravam‐se fechados, entregues à responsabilidade de recursos humanos escrupulosamente designados. Neste contexto, sobressaem os espaços de arquivo denominados secretos, os cofres e as arcas das três chaves.
Eis algumas questões que destacamos nesta proposta: que mecanismos eram utilizados para controlar a informação tida como sigilosa? Quem eram os intervenientes no acesso à informação? De que forma estes tribunais geriram este recurso informacional? Como era partilhado este capital entre sistemas e subsistemas envolventes?

Nelson Vaquinhas é Técnico Superior no Arquivo Municipal de Loulé. Licenciado em História pela Universidade de Évora, com pós‐graduação em Ciências Documentais pela Universidade do Algarve. Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação, pela Universidade de Évora. Frequenta, actualmente, o Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação, ministrado pela mesma instituição académica, tendo‐lhe sido concedida bolsa Individual pela FCT.

Acompanhe aqui os próximos resumos que vamos publicar!

A inscrição deve ser realizada antecipadamente através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Associação através do e-mail bad@noticia.bad.pt

Similar Posts