um_livro_uma_comunidade-final

Um livro, uma comunidade é uma iniciativa da Biblioteca da Faculdade de Psicologia (FP) e do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa, que pretende acolher, envolver e integrar os novos alunos com a generalidade da comunidade educativa (docentes, não-docentes, investigadores e alunos de outros anos), em torno da leitura de uma obra comum (no caso, A Amiga Genial, de Elena Ferrante, editada pela Relógio d’Água).

O projecto, cuja materialização vinha sendo equacionada desde o início deste ano, ganhou ainda mais força quando, nas últimas semanas, foram feitos reiterados apelos pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Manuel Heitor – para que a integração de novos alunos decorresse em torno de actividades de educação, cultura e ciência. O acolhimento destes novos alunos passará assim pela proposta de leitura de um livro de ficção, desafio que se estende a toda a comunidade.

No dia 15 de Novembro, pelas 17h15, será promovido o encontro de todos os leitores para que possam partilhar várias opiniões sobre a obra, e igualmente para se escutar alguns convidados-surpresa que irão transmitir uma visão mais aprofundada sobre o livro. Até lá, a discussão será promovida via redes sociais, em facebook.com/biblioteca.fpie.ul.

O objectivo é reforçar a integração académica, o sentimento de comunidade e fomentar a troca crítica de ideias, através da leitura partilhada.

A Editora Relógio de Água apoia esta iniciativa, pelo que A Amiga Genial poderá ser adquirida pelo preço promocional de 10 euros, exclusivo para a comunidade académica da FP e do IE, da Universidade de Lisboa.

Similar Posts