12ºENAM_castelobrancoNo âmbito do 12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais vai existir um espaço reservado à reflexão e ao debate: cinco grupos vão estimular a discussão em torno de várias temáticas, onde se pretende, com a colaboração de todos, definir com um conjunto de iniciativas concretas, que contribuam para debelar as problemáticas identificadas. Para participar, deve no ato do levantamento da documentação, inscrever-se. Os temas em debate são os seguintes:

Grupo 1
Moderadores: Carla Eiriz (CM de Vila Real)
                       Vítor Marinho (CM Ponte da Barca)

• Os constrangimentos do local de trabalho relativos ao edifício e equipamentos.
• A formação dos técnicos de arquivo: necessidade de atualização dos conteúdos programáticos e de formação continua, a falta de recursos humanos a nível intermédio e o apelo ao ingresso na carreira.

Grupo 2
Moderadores: Filomena Machado (CM de Santarém)
                       Miguel Narciso (CM Leiria)

• A necessidade de clarificação das competências do arquivista e a sua intervenção na gestão eletrónica de documentos, a gestão de informação como um trabalho em equipa.
• As limitações dos sistemas de gestão documental existentes no mercado, o problema da interoperabilidade entre os vários sistemas.

Grupo 3
Moderadores: Rita Gago (CM de Oeiras)
                       Isabel Salgueiro (CM Ponte Oeiras)

• O Arquivo na orgânica das autarquias, o peso deste enquadramento na atuação transversal do Serviço de Arquivo na organização, a necessidade de sensibilização dos dirigentes para esta questão.
• A migração de dados e a descontinuação de bases de dados

Grupo 4
Moderadores: Isabel Campaniço (CM de Beja)
                       Sandra Patrício (CM Sines)

• A existência de instrumentos de normalização na área dos arquivos e a sua divulgação junto dos principais interessados. A necessidade de partilha de informação entre os profissionais da área.
• Arquivistas e informáticos, aliados no contexto da produção nado-digital: necessidade de interação

Grupo 5
Moderadores: Sónia Negrão (CM de Albufeira)
                       Nuno Marques (CM Vila do Bispo)

• A atuação do órgão de coordenação da política arquivística no âmbito das áreas de fiscalização, da normalização e no desenvolvimento de ações junto dos municípios e de outras entidades públicas e privadas
• Constrangimentos tecnológicos resultantes da falta de normalização e de formação. A relação entre informáticos e arquivistas.

Participe no debate e contribua para definir medidas que permitam melhorar as suas condições de trabalho. A sua inscrição no 12º Encontro nacional de Arquivos Municipais pode ser feita aqui.

Similar Posts