A Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas-BAD irá realizar no dia 18 de novembro do corrente ano, o XV Encontro Regional da BAD Açores, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, sob a designação: “Arquivos, Bibliotecas e Museus: gestão de acervos digitais”

Com este Encontro pretende-se privilegiar a reflexão e o debate sobre práticas de gestão e dos acervosxv-encontro-regional-cartaz-a3 digitais, tendo por base exemplos desta gestão a nível regional e nacional. Será, igualmente e sem dúvida, um momento de formação para todos os profissionais da região.

Foram convidados palestrantes de renome a nível nacional e regional que se têm debruçado sobre esta temática ou que estão ligados à implementação de projetos pioneiros na área.

O dia de trabalhos irá começar com Francisco Barbedo, DGLAB que irá proferir uma palestra intitulada “Preservar informação digital em redes e serviços distribuídos”, segue-se Miguel Ferreira, Keep Solutions, com o tema “Ferramentas de software ao serviço da criação de acervos digitais.

“A Adoção do ICA-AtoM para a Descrição e Acesso da Informação Arquivística” será a temática abordada por Paulo Batista, consultor científico independente. José Júlio Ribeiro e João Paulo Constância, Estrutura para a Casa da Autonomia, irão apresentar um novo projeto já em curso – “PAAD: uma plataforma open source para gestão integrada da informação”.

Após a pausa para almoço, os trabalhos retomam com Nélia Dias, Câmara Municipal de Ponta Delgada, que irá apresentar o projeto “PDL Zero Papel – Desmaterialização de Processos”, seguindo-se Ana Franqueira, ex-responsável pelo Arquivo da SIC, com uma palestra intitulada “Gestão de Conteúdos Digitais Audiovisuais”.

Fernando Ribeiro, Universidade dos Açores, apresentará o “Repositório da Universidade dos Açores”, cabendo a Helena Patrício, Biblioteca Nacional, encerrar o ciclo de trabalhos com a abordagem de “Contextos e estratégias para a Biblioteca Nacional Digital”.

PROGRAMA

09h00 Receção aos participantes
09h30 Sessão de Abertura

10h00 – Francisco Barbedo – DGLAB
“Preservar informação digital em redes e serviços distribuídos”
10h20 – Miguel Ferreira – KEEP SOLUTIONS
“Ferramentas de software ao serviço da criação de acervos digitais”

10h40 – Debate
11h05 – Pausa para café

11h25 – Paulo Batista – Consultor Científico Independente
“A adoção do ICA-AtoM para a Descrição e Acesso da Informação Arquivística”
11h45 – José Júlio Ribeiro | João Paulo Constância
Estrutura para a Casa da Autonomia
“PAAD: uma plataforma open source para a gestão integrada da informação”

12h05 – Debate
12h30 – Pausa para almoço

14h30 – Nélia Dias – Câmara Municipal de Ponta Delgada
“PDL Zero Papel – Desmaterialização de Processos”
14h50 – Ana Franqueira – Ex-responsável pelo Arquivo da SIC
“Gestão de Conteúdos Digitais Audiovisuais”

15h10 – Debate
15h35 – Pausa para café

16h00 – Fernando Ribeiro – Universidade dos Açores
“Repositório da Universidade dos Açores”
16h20 – Helena Patrício – Biblioteca Nacional
“Contextos e estratégias para a Biblioteca Nacional Digital”

16h40 – Debate
17h05 – Sessão de Encerramento

19h30 – Jantar de convívio

O XV Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas conta com o apoio de várias entidades e empresas, nomeadamente, o Governo dos Açores, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional dos Açores, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Hotel Gaivota, a Global Solutions, a Guia, a EAD, a Silvergrey e a Keep Solutions.

A inscrição deve ser realizada através do formulário em linha.

Descarregue aqui o Programa e Cartaz.

É possível seguir os trabalhos do XV Encontro Regional através de transmissão em direto aqui!

Similar Posts