DSC02102 CópiaNome: Nuno Marçal

Idade: 41 anos

Biblioteca: Bibliomóvel de Proença-a-Nova

Frase preferida: “Resistir, insistir e nunca desistir de existir”.

O que mais gosto no meu trabalho… As Pessoas! As relações estabelecidas entre a Biblioteca e aqueles para os quais existimos e para os quais devemos estar atentos. As suas reais necessidades e interesses são o nosso objectivo e em última análise a razão da nossa existência e sobrevivência.

O meu local preferido na biblioteca… Neste caso em particular, como se trata de uma Biblioteca Itinerante não existe um lugar favorito. Existem lugares! São todas as paragens onde a Bibliomóvel estaciona e todas as estradas que percorre para estar junto dos seus utilizadores/frequentadores/visitantes/Amigos.

Se não fosse bibliotecári@ seria… Arqueólogo

Uma biblioteca é… Uma casa que recebe, m abrigo que acolhe, um castelo que defende e um veículo (especial) que transporta!

Aconteceu na biblioteca… Uma das histórias mais impactante destes 10 anos de andanças é sem dúvida a do Sr. F. Um senhor com uma sede e fome de conhecimento que nunca vi em mais ninguém. Tudo começou algures no ano 2008. Um senhor aproximou-se da bibliomóvel,numa aldeia vizinha da sua e que não fazia parte da nossa rota. Trazia debaixo do braço um pc portátil e perguntou se eu podia ensina-lo a usar, pois estava a tentar concluir o 9 ano. Logo ali ficou combinado uma nova paragem das nossas rotas. E que paragem…
Aos poucos ele foi dominando a máquina e as algumas das suas especificidades
Um dia pediu-me que lhe ensinasse a criar e usar um e-mail para enviar os trabalhos para os professores e para comunicar com eles e com familiares. 2 ou 3 dicas depois estava criada a conta de mail. No dia seguinte vou abrir a minha caixa de mail e tinha lá 2 mails do Sr. F. em caps lock diziam ” BEM HAJA” e o outro “BOM FIM DE SEMANA NUNO”.
Naquele dia percebi que uma biblioteca tinha contribuído para fazer a diferença na vida de uma pessoa. Entretanto passaram 8 anos, o Sr. F. terminou o 9º ano, trata por tu tudo o que é Redes Sociais, tem uma página de Facebook sobre a sua aldeia, quer terminar o 12º ano e um dia disse-me que tinha curiosidade em ler um livro. “Já que vinha à biblioteca era uma vergonha nunca ter levado nenhum livro”. Passaram 3 anos desde esse primeiro livro e neste momento lê cerca de 2 por mês. Uma história, uma pessoa e a marca que uma Biblioteca pode deixar na sua vida.

Desafio para próximo entrevista… Dina Matos (Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade – Fundão)

soubibliotecario

Similar Posts