Está já constituído, e em fase de formalização oficial, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Este Grupo de Trabalho integra as bibliotecas públicas municipais de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo, às quais se juntou a Biblioteca Pública de Évora.

Na reunião  preparatória realizada no dia 13 de Março foram já estabelecidas algumas linhas de trabalho a curto prazo com o objetivo de estabelecer uma estrutura de trabalho em rede que valorize o desempenho das bibliotecas cooperantes e, consequentemente, beneficie os habitantes destes concelhos através dos serviços prestados. Procedeu-se ainda à eleição do coordenador e sub coordenador do Grupo de Trabalho, responsabilidade que recaiu, respetivamente, sobre as bibliotecárias Zélia Parreira (Biblioteca Pública de Évora) e Carla Cândido (Biblioteca Municipal de Arraiolos).

A criação de Grupos de Trabalho no âmbito das Comunidades Intermunicipais tem vindo a afirmar-se como uma solução prática para consolidar a Rede de Bibliotecas Públicas a partir do território, agregando os bibliotecários num esforço conjunto de planificação, partilha de recursos e cooperação, mas constitui também uma forma de afirmação da biblioteca pública e dos serviços que esta presta junto dos autarcas e das populações.

mapacimac e1489500300292

Similar Posts