A Biblioteca Pública de Évora completou 212 anos

No dia 25 de março, a Biblioteca Pública de Évora completou 212 anos, o que faz dela a biblioteca de leitura pública mais antiga do país.

Para assinalar a data, a equipa da BPE preparou um conjunto de atividades para todos os públicos, num dia de biblioteca aberta à comunidade. E a comunidade respondeu positivamente, uma vez que cerca de 1200 pessoas passaram pela biblioteca para participar nas atividades ou para conhecer melhor a instituição e o trabalho que desenvolve.

Fundada em 1805 por Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, Arcebispo de Évora, a BPE sobreviveu a várias vicissitudes, desde as invasões francesas aos sucessivos planos de desintegração ou reformulação que os anos e as diferentes tutelas foram trazendo. Em 2012, a BPE passou a integrar a estrutura da Biblioteca Nacional de Portugal. Os seus objetivos a curto e médio prazo  passam pela requalificação do edifício e criação de melhores condições de utilização, na disponibilização ao público da coleção recebida por via do depósito legal (que recebe desde 1931) e na correta identificação, descrição, preservação e disponibilização da riquíssima coleção histórica e patrimonial de que é fiel depositária.

A BAD felicita a Biblioteca Pública de Évora pela sua longevidade e resiliência e deseja-lhe muitos mais anos de serviço público!

 

Bolo de Aniversário

 

Teatro Sensorial para bebés

 

ÉvoraSketchers

 

Com quantos pontos se conta um conto?

 

De pequenino se faz o leitor

 

Perspetiva da Sala Nova, Encontro de Jogos de Tabuleiro

 

Perspetiva da Sala Nova

 

Mostra sobre a história da BPE

 

Mostra sobre a história da BPE

 

Mostra sobre a história da BPE

 

Perspetiva da Sala de Leitura Geral

 

Viagem ao interior da Biblioteca

 

Viagem ao interior da Biblioteca

 

Viagem ao interior da Biblioteca

 

Viagem ao interior da Biblioteca

 

Bolo de aniversário

 

Bolo de aniversário

 

Um brinde à Biblioteca

 

Um conto no final da noite, após a Caça ao Tesouro

Sobre o Autor

editorial@bad.pt

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.