Fórum “As bibliotecas públicas e os desafios do futuro” dia 26 de maio no Porto

A BAD, com colaboração do Goethe-Institut em Portugal e com o apoio da Câmara Municipal do Porto, vai organizar o Fórum com o tema “As bibliotecas públicas e os desafios do futuro”, que decorrerá na Biblioteca Pública Municipal do Porto,  no próximo dia 26 de maio, às 14h30.

As transformações registadas nas últimas décadas nas bibliotecas públicas a par com a  introdução das tecnologias de informação e comunicação representaram uma grande alteração nas rotinas tradicionais realizadas ao longo dos tempos e nos serviços prestados. A passagem do século XX para o XXI foi marcada por discussões, previsões e controvérsias sobre a bibliotecas do futuro. Enquanto uns conseguiam antever  a inutilidade das bibliotecas face ao crescimento da Internet e à dispersão da informação, outros  defendiam que o papel informativo, formativo e cultural e social das bibliotecas estava salvaguardado independentemente dos meios de comunicação disponíveis.

Que funções desempenha ainda a biblioteca? Qual o seu relevo para a sociedade atual? E de que forma podemos acompanhar as necessidades do público? Quais os principais desafios que as bibliotecas públicas?

Para tentar responder a estas e outras questões a BAD convida todos os profissionais das bibliotecas públicas a participarem neste Fórum e juntamente com Bernd Schmid-Ruhe da Biblioteca de Mannheim (Alemanha), Inês Vila (Biblioteca Municipal de Ílhavo) bibliotecária participante do programa INELI e Maria Manuel Borges da Universidade de Coimbra conversarem sobre as bibliotecas públicas e os desafios do futuro.

As sessões do fórum decorrerão em português e inglês.

A Biblioteca Pública Municipal do Porto localiza-se na Rua D. João IV, n.º 17, pode também ver a localização da BPMP no mapa:  https://goo.gl/wjzicm

Inscrição gratuita obrigatória (limitada à capacidade da sala) através deste endereço: https://goo.gl/ZxuUA4

Informações e contactos:
Secretariado da BAD
Telf. 21 816 19 80 | email: bad@bad.pt

Sobre o Autor

Bruno Duarte Eiras

Comentários (2)

Trackback URL | RSS Feed dos Comentários

  1. Tania Tavares diz:

    Boa noite.
    Pretendo saber qual o tempi previsto para duração desta formação. Mais propriamente horario de terminus, tal como valor de inscrição, é possivel?
    Grata pela atenção.
    Cumprimentos,

    Tania Tavares

    • Bruno Duarte Eiras diz:

      Cara Tânia Tavares
      O Fórum tem como hora prevista de fim às 17h30.
      A incrição é gratuita, mas obrigatória, e limitada à capacidade da sala.
      Obrigado.
      Cumprimentos,

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.