20171016 conf2017 inscricoes newsletter

Estão abertas as inscrições para a conferência anual da Acesso Cultura, que terá lugar no dia 16 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

A digitalização de acervos culturais alcançou uma escala sem precedentes. Importa, por isso, questionar de que forma as instituições e o próprio público podem criar novos conteúdos e novas actividades, a partir desses objectos virtuais e de toda a informação que lhes está associada.

De que forma as instituições culturais portuguesas enfrentam esta nova realidade? O que é que está a ser feito no sentido de criar condições de acesso aberto? A quem se destinam estes recursos digitais e para que servem? Que dúvidas persistem? Que preocupações? A Acesso Cultura convida os profissionais de museus, bibliotecas, arquivos e de outras instituições para uma reflexão conjunta sobre estas e outras questões ainda relacionadas com a política de acesso aberto.

O programa, as notas biográficas dos oradores, referências bibliográficas, assim como a ficha de inscrição encontram-se disponíveis em acessocultura.org/conf2017.

O convite estende-se também à participação na chamada para argumentos.

20171016 conf2017 call fb

Na Acesso Cultura acredita-se que a digitalização de colecções constitui um vastíssimo campo de comunicação, aprendizagem, discussão e invenção. No âmbito desta conferência, procura-se argumentos e projectos que confirmem esta ideia. Eis o desafio:

1 argumento | 1 imagem | 10 minutos

Enviem um resumo com 200 a 250 palavras acompanhado de uma imagem, identificando um argumento ou um projecto que demonstre o potencial crítico e criativo da digitalização de acervos culturais. As melhores propostas serão seleccionadas para integrarem o programa da conferência, sob a forma de apresentações de 10 minutos.

Para mais informações, consulte acessocultura.org/conf2017-call/.

Similar Posts