BAD assume compromisso junto da IFLA para a capacitação dos profissionais da informação

ifla agenda2030 1

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas encontra-se desde Fevereiro de 2016 representada com dois membros/participantes no International Advocacy Programme.

O International Advocacy Programme (IAP) é um novo programa de capacitação da IFLA destinado a promover e apoiar o papel que as bibliotecas podem desempenhar no planeamento e implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O IAP pretende assim estabelecer uma comunidade de advocates no mundo que contribua para o alicerçar de competências dos profissionais de biblioteca na concretização dos ODS.

Para o efeito foram disponibilizados pela IFLA Advocacy Communications Officer conteúdos formativos para os membros envolvidos e que incluem acesso a uma panóplia de informação pertinente sobre a Agenda 2030 – ODS, procedimentos para sua implementação e estratégias de advocacy.

No passado mês de Março, a BAD submeteu uma candidatura de financiamento ao IAP para divulgação e promoção nacional da Agenda 2030, da qual se aguarda resposta da IFLA.

Por forma a dar inicio a trabalhos de sensibilização, divulgação e levantamento de dados sobre as bibliotecas portuguesas e seus projetos diretamente relacionados com os ODS, foi criada uma Equipa de Projeto para a Agenda 2030 e que é constituída por profissionais da informação de áreas distintas. Esta equipa que reúne periodicamente pretende ser um foco na disseminação e em futuros contactos com os profissionais nesta matéria.

No sentido de afirmar a sua vontade em associar os serviços de documentação e informação em Portugal à Agenda 2030, a BAD fez-se representar na 2.ª Sessão do Ciclo de Debates 2017 – Pensar a Administração Pública – desenvolvida pelo INA sob o tema “Uma abordagem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” estando já em desenvolvimento uma abordagem junto da Direção-Geral de Política Externa (Ministério dos Negócios Estrangeiros) – ministério coordenador nacional para a implementação da Agenda 2030 junto dos restantes ministérios sectoriais da Administração Pública – bem como junto do Instituto Camões.

No próximo dia 19 de Maio, a BAD vai realizar 2 seminários sobre a Agenda 2030 como forma de sensibilizar os profissionais para esta temática; faça já a sua inscrição!

Objetivos e Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 – para Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação
Luísa Alvim
Braga

A Agenda 2030 e as Bibliotecas
Sandra Moura Dias
Lisboa

A Agenda 2030 só é concretizável com a ação conjunta de todos, por isso esteja atento aos próximos desenvolvimentos da sua associação!

Similar Posts