“Este boletim …encerra em si uma forte determinação: a de ser um poderoso elo entre todos os que trabalham no sector”

Jorge Peixoto, Notícia BAD, Nº 1, Janeiro 1975

O Notícia BAD é o jornal em linha (desde 9 de abril de 2011) dos profissionais da informação e da documentação portugueses. Pretende ser um instrumento de divulgação, promoção e valorização social das bibliotecas, arquivos e outras instituições que trabalhem com a informação, bem como dos seus profissionais. É também um elo de ligação entre profissionais, académicos e outros interessados ou de algum modo ligados a esta área profissional e científica.

O jornal tem como principais objetivos divulgar as atividades e iniciativas da Associação (ao nível da intervenção sócio-profissional, da formação e da publicação e disponibilização de conteúdos e serviços), fazer a divulgação seletiva de informação de âmbito nacional e internacional considerada relevante para os profissionais da informação e documentação (compreendendo notícias da atualidade do sector, eventos, acompanhamento do mercado editorial e tecnológico), e ser um canal aberto à participação dos associados, pela submissão de conteúdos enquadráveis no perfil da publicação.

O Notícia BAD observa rigorosamente os princípios éticos inerentes às profissões da área, nomeadamente o pluralismo e a independência política, económica e religiosa.

O Notícia BAD publica textos dos seus redatores e colaboradores convidados, mas está aberto e publicará colaborações não solicitadas, reservando-se neste último caso o direito de as editar ou mesmo de recusar a publicação, tendo em atenção este estatuto editorial. Os conteúdos a integrar o Notícia BAD deverão ser pautados por critérios de atualidade e relevância para as práticas profissionais do sector.