JORNAL “O CONCELHO DE ESTARREJA”: 1901 - 2014. DO SOTÃO PARA O MUNDO DIGITAL

Norvinda Ferreira Leite, Sónia Cristina Campos

Resumo


Com a presente comunicação pretende-se apresentar as metodologias e os resultados da iniciativa desenvolvida no âmbito do Protocolo entre a Câmara Municipal e os proprietários do jornal “O Concelho de Estarreja”, para depósito, tratamento, inventariação, digitalização e divulgação pública On-Line do centenário jornal, datado de 1901 a 2014.
O principal propósito da iniciativa é promover o tratamento, preservação e salvaguarda do suporte original no Arquivo Municipal de Estarreja, e possibilitar o livre acesso de todos os cidadãos ao prestigiado jornal, “O Concelho de Estarreja”, não só ao formato papel, mas também ao digital, através das Novas Tecnologias da Informação, sobretudo a uma faixa da população que de outra forma nunca a ele iria aceder.
Pretende-se revelar o papel dos municípios enquanto organismos promotores da preservação e divulgação e memória coletiva, de promoção da cidadania e da melhoria da satisfação das necessidades de uso da informação dos munícipes.
O projeto realizado foi merecedor de reconhecimento pela Agencia da Modernização Administrativa como exemplo de Boas Páticas da Administração Pública e encontra-se registado na Rede Comum de Conhecimento.


Texto Completo:

POSTER

Apontadores

  • Não há apontadores.