Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Cadernos BAD?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Cadernos BAD aceita para publicação diversos tipos de texto, sendo todos eles sujeitos a um processo de avaliação por pares duplamente cega.

  • Os textos podem assumir a forma de Artigos (investigação original, estudos de caso, revisões críticas de literatura, de carácter histórico ou relatórios de investigação).
  • Outro tipo de textos constituem a seção Ensaios, estudos e projetos, um espaço de grande amplitude formal e temática, constituído por exemplo, por ensaios, relatos de experiência, e relatórios de projetos).
  • A seção Leituras inclui recensões críticas de textos ou outros formatos impressos ou digitais.

Propostas de conteúdos

A apresentação de propostas de conteúdos deverá obedecer às "Normas de sumissão" abaixo enunciadas. Todos os trabalhos deverão ser originais. Admite-se a publicação de artigos em português, inglês, francês e espanhol.

Colaboração nos Cadernos BAD
A colaboração nos "Cadernos BAD" não é paga.
É solicitada pelo diretor ou autoproposta, nas condições estabelecidas em "Instruções para os autores".

Recomendação
A observância dos princípios genéricos enunciados em Orientações da EASE (Associação Europeia de Editores Científicos) para autores e tradutores de artigos científicos a serem publicados em inglês aumentará as hipótese de os artigos serem aceites pelos revisores.
Note-se contudo que estas Orientações se destinam a textos a serem publicados em jornais de língua inglesa e por isso em alguns pormenores devem ser observadas com precaução, prevalecendo em caso de conflito o explícito nas "Condições para Submissão" abaixo bem como no MODELO e nas ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS emitidas pelo Conselho Editorial dos Cadernos BAD.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Previamente à entregas do(s) texto(s)  para publicação o perfil de utilizador deve estar completa e cuidadosamente preenchido com todos os elementos de identificação solicitados. Erros ou omissões que resultem de um preenchimento incorreto ou incompleto poderão originar desconformidades futuras que não podem ser atribuídas à entidade proprietária da publicação.

  2. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  3. A proposta de cada artigo para publicação inclui o texto completo numa das línguas autorizadas, e, na língua original do texto e em inglês, o título do artigo, um resumo (máximo 200 palavras) e a identificação das palavras-chave (4-6). Deve apresentar também uma lista de ilustrações, quando existam. Não deve incluir o(s) nome(s) do(s) autore(s) a fim de garantir o anonimato no processo de revisão.

  4. Os artigos não excedem as 4000 palavras, excluindo os resumos e a bibliografia.

  5. O texto  usa o MODELO disponibilizado aqui e segue as ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS disponibilizadas aqui.

  6. As notas são, tanto quanto possível, evitadas  e, no caso de existirem, são inseridas em numeração sequencial no fim do artigo.

  7. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  8. Estes ficheiros são expurgados de todos os elementos que permitam a identificação do(s) autor(es) nomeadamente em Propriedades do Documento e Informações Pessoais.

  9. Todas as ilustrações (imagens ou quadros) são numeradas sequencialmente e inseridas no local respetivo.

  10. Serão fornecidas hiperligações das referências bibliográficas quando disponíveis.

  11. As referências e as citações bibliográficas são apresentadas de acordo com as Normas NP 405-1, NP405-2, NP 405-3 e NP 405-4.

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores que publicam nos Cadernos BAD:

  1. Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;

  2. Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
  3. Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.