Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing

Maria Salgado, Ana Reyes Pacios

Resumo


Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em  prática procedimentos exemplares.


Palavras-chave


Social media marketing; Projeto comunicacional; Profissionais da Informação; Bibliotecas académicas; Portugal

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Parceiro institucional:

EBSCO