Marketing digital em portais de periódicos científicos de acesso aberto

Juliana Aparecida Gulka, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Ronaldo Ferreira de Araújo

Resumo


Discorre brevemente sobre os periódicos científicos, o Acesso Aberto e como as tecnologias disponíveis aplicadas a este último promoveu iniciativas de implantação dos Portais de Periódicos de Acesso Aberto. Reflete sobre o marketing científico digital bem como sua aplicação em Portais de Periódicos Científicos no que se refere a práticas voltadas aos pesquisadores, editores e instituições de pesquisa que atuam na dinâmica da comunicação científica. Reforça a necessidade da criação de um plano de marketing científico digital alinhando o Portal com as estratégias necessárias à promoção de seus periódicos, atendendo critérios dos indexadores, realizando divulgação científica, analisando feedbacks e monitorando os ambientes digitais periodicamente com a finalidade de atingir melhores resultados. Dentre os aspectos conclusivos considera-se que a gestão da presença digital de um Portal de Periódicos por meio do marketing corrobora com os princípios do acesso aberto, à medida que favorece a disseminação das publicações e garante a visibilidade e acessibilidade a informação científica.


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