Repositórios temáticos e memória: a constituição da educação em saúde no Brasil por meio da trajetória de Virgínia Schall

Denise Nacif Pimenta, Leandro da Conceição Borges, Kizi Mendonça de Araújo, Maria Cristina Soares Guimarães, Cícera Henrique da Silva

Resumo


Relata-se a trajetória da pesquisadora brasileira Virgínia Torres Schall (1954-2015) e sua contribuição para o campo da Educação em Saúde. Um protótipo de Repositório Temático (RT) na área de Educação em Saúde foi estruturado em parceria entre o Centro de Pesquisas René Rachou e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ambos da Fundação Oswaldo Cruz. Realizou-se uma coleta da produção da pesquisadora na plataforma Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil. Tal iniciativa almeja sistematizar e divulgar em acesso aberto sua diversificada produção acadêmica e de produtos informativos/educacionais, pois como pioneira no campo, sua produção constitui enorme riqueza e memória do campo de Educação em Saúde no Brasil.


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