O RI no contexto da gestão da produção científica: Proposta de um questionário para aferição de níveis de satisfação e novas necessidades

Maria João Pinto, Sofia Fernandes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de um questionário para avaliar qualitativamente o Repositório Institucional no âmbito da gestão e da avaliação da produção científica institucional. O questionário pretende, assim, aferir as necessidades e o nível de satisfação da comunidade académica relativamente aos indicadores extraídos a partir do Repositório e da sua utilização.
A importância desta proposta prende-se, essencialmente, com a necessidade de perceber se o Repositório é uma ferramenta estratégica na gestão e avaliação da produção científica e quais os resultados pretendidos no contexto da investigação.
A proposta do questionário foi elaborada pelos profissionais de informação da Biblioteca e Gestão da Informação, da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, diretamente envolvidos na gestão do repositório institucional e apresentada internamente à equipa da biblioteca para validação.
Apresentamos, assim, os passos de construção do questionário para possível aplicação em organizações cujos profissionais de informação pretendam aferir as necessidades e a satisfação destas relativamente aos dados das publicações científicas por parte da comunidade académica.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Parceiro institucional:

EBSCO