Submissão de propostas

A submissão de propostas decorre de 22 de outubro de 2014 a 15 de Março de 2015 no sistema de publicações da BAD em http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/about/submissions#onlineSubmissions.

Notificação dos autores prevista para dias 4 e 5 de maio.


No âmbito do programa técnico e científico do congresso são aceites propostas para:

  • Comunicações

As comunicações são textos que podem comunicar resultados de investigação original, estudos de caso, revisões críticas de literatura, de carácter histórico ou relatórios de investigação. Ensaios, relatos de experiência e relatórios de projetos podem ser também objeto de comunicações. As propostas aprovadas terão oportunidade de no Congresso fazer uma apresentação oral de 20 minutos e o texto das comunicações integrará as “Atas do Congresso”.

  • Apresentações 24×7

As apresentações “24×7” consistem numa apresentação de 7 minutos e nunca mais que 24 slides. Este tipo de propostas enquadra projetos em curso ou planeados, ideias inovadoras, boas práticas e casos de estudo ou experiências relevantes. As propostas aprovadas resultarão na apresentação de 7 minutos numa sessão do congresso e na publicação de um short paper nas atas dos Congressos BAD.

  • Posters

Convidam-se os profissionais de informação a submeter propostas de posters que apresentem experiências de trabalho e projetos, em curso ou recentemente concluídos, ou sobre outros aspetos que possam beneficiar da exposição pública à comunidade profissional. Haverá dois momentos incluídos no programa do congresso dedicados aos posters: uma sessão de posters e a apresentação “O meu poster num minuto”.

  • Painéis

Os Congressos BAD são espaços privilegiados de encontro e debate entre profissionais. Procurando potenciar essa oportunidade, faz-se um convite público à apresentação de propostas de painéis para debate de temas específicos (os painéis terão a duração de 1h30). Os temas dos painéis poderão ser de carácter sectorial (por exemplo, relacionados com as bibliotecas de ensino superior ou os arquivos municipais), técnico-científico (por exemplo, sobre questões relacionadas com a gestão de documentos de arquivo) ou de natureza profissional (ética, formação, etc.).

Nota: Para cada tipo de submissão existe um modelo a seguir e deverá ser indicada a linha temática em que insere a proposta.


Calendário das propostas:banner250x250

  1. Abertura da recepção de propostas – a partir de 22 de outubro de 2014
  2. Data limite de submissão da proposta – até 15 de Março de 2015
  3. Notificação dos autores – até 5 de Maio de 2015
  4. Submissão final – até 30 de Junho de 2015 15 de julho

Modelos para submissão das propostas:


Para agilizar o processo de submissão e avaliação das propostas, e consequentemente o processo de publicação das Atas do Congresso, faz-se uso do sistema de publicações da BAD, disponível em www.bad.pt/publicacoes, para apresentação das propostas ao Congresso.