Reunião aberta do Grupo de trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA)

Os conceitos de desmaterialização e de interoperabilidade estão cada vez mais na ordem do dia. A sua implementação constitui, porém, um enorme desafio para as organizações, o que obriga à implementação de sistemas de gestão da informação/documentos qualificados. E essa qualificação deve passar pelo cumprimento de requisitos e boas práticas internacionalmente aceites, como o MoReq2010Modular requirements for records systems. Para nos ajudar a refletir sobre os desafios colocados pelo MoReq 2010 e a sua aplicação prática em Portugal, o Grupo de trabalho de Gestão de documentos (GTGDA) convidou dois profissionais que têm dedicado os últimos anos ao estudo desta questão. Ricardo Vieira é vice-presidente do Comité Executivo do DLM Forum. Rafael António é consultor independente em Sistemas de Informação orientados para Bibliotecas e Arquivos.


Breve descrição da sessão

A sessão terá um momento inicial de apresentação do Grupo de trabalho (GT), nomeadamente dos seus objetivos, das suas atividades recentes e dos projetos futuros, demonstrando as vantagens dos profissionais se juntarem à dinâmica de trabalho do GT.

Num segundo momento terá lugar a parte principal da sessão, com a apresentação das comunicações dos oradores convidados, em torno do tema “A gestão documental e o MoReq2010”, a que se seguirá um debate entre os oradores e a audiência participante.

Objetivos

  • Conhecer algumas das principais novidades introduzidas pelo MoReq2010 na gestão documental, particularmente ao nível dos sistemas de informação que a suportam.
  • Refletir sobre alguns dos principais desafios que se colocam à sua implementação no país e a nível internacional.

Constituição

  • Ricardo Vieira – Investigador do Instituto Superior Técnico e do INESC-ID. Desde 2014 é vice-presidente do Comité Executivo do DLM Forum.
  • Rafael António – Consultor independente em Sistemas de Informação orientados para Bibliotecas e Arquivos e de programas de software livre – KOHA, ABCD, ALFRESCO e ICA-ATOM.

Audiência

Todos os profissionais interessados em conhecer e participar nos projetos do GT-GDA e aprofundar a importância do MoReq 2010 para a qualificação da gestão da informação/documentação.

Grupos de trabalho da BAD
Local: Auditório - Universidade de Évora Data: 22 Outubro, 2015 Hora: 17:30 - 19:00