Reunião aberta do Grupo de trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM)

Pretende-se dar a conhecer o grupo de trabalho de Sistemas de Informação em Museus através de uma actividade lúdica seguida de debate focada nos objectivos e missão do grupo. Será feita também uma síntese das tarefas em curso.


Breve descrição da sessão

  1. Actividade “Achas que sabes procurar?”

O público presente é convidado a pesquisar objectos de museu em colecções com acesso em linha, em diferentes instituições nacionais e internacionais. A pesquisa é definida por um conjunto de desafios pré-definidos e deve ser realizada num tempo limitado.

  1. Discussão e debate

Os participantes na actividade e o público presente são convidados a discutir as principais questões e/ou dificuldades sentidas na resolução dos desafios, bem como a definir quais os principais objectivos e necessidades que consideram relevantes na recuperação de informação de colecções de museus.

  1. Apresentação do trabalho do GT-SIM

São apresentadas as tarefas em curso do GT-SIM nas diferentes linhas de acção propostas para o triénio, numa síntese que pretende dar a conhecê-las como mecanismos e ferramentas de prossecução dos objectivos e missão do grupo na gestão integrada de informação em museus.

  1. Apresentação de resultados

É entregue um prémio simbólico ao participante com melhor pontuação na actividade (maior número de desafios resolvidos em menor tempo) e nomeada a instituição consultada com melhor desempenho na recuperação de informação (menor número de desafios por resolver e menor tempo médio de execução de pesquisas)

Objetivos

Salientar a importância dos mecanismos de recuperação e acesso à informação de colecções de museus; dar a conhecer a actividade do GT-SIM em prol da gestão integrada de informação nas instituições de memória.

Constituição

A sessão será orientada pelos membros da coordenação do GT-SIM.

Audiência

Participantes no congresso; membros da BAD; Profissionais de museus; Estudantes das áreas das ciências de informação, museologia e património cultural; Público de museus.

Local: Sala - Palácio do Vimioso Data: 22 Outubro, 2015 Hora: 17:30 - 19:00