Começar desde já o debate sobre as “Tendências nas Bibliotecas de Ensino Superior” – comentem!

Em sobre o programa por a 19 de Maio de 2013 0 Comentários

grupo_2encontrobesO primeiro dia do 2.º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior é dedicado ao debate sobre as “Tendências nas Bibliotecas de Ensino Superior“. Esta reflexão tem como objetivo conhecer e explorar as tendências atuais no Ensino Superior, e mais especificamente nos processos de descoberta, acesso e uso da informação nos domínios da aprendizagem e investigação.

As tendências ligadas à aprendizagem e investigação e os desafios de futuro das bibliotecas têm sido objeto de reflexão e estudo e são várias as publicações disponíveis sobre este assunto. Pretende-se no âmbito do encontro proporcionar um aprofundamento da reflexão em torno desta temática, pelo que disponibilizamos aqui alguma da bibliografia recente apelando deste já à participação e debate de ideias – queremos que comentem, deixando a vossa opinião e contributo para começar desde já um debate que queremos vivo durante o 2º Encontro das BES.

“2012 top ten trends in academic libraries. A review of the trends and issues affecting academic libraries in higher education”

Nesta publicação são enumeradas as 10 tendências atuais destacadas em bibliografia, encontros e conferências sob a perspetiva da ACRL (Association of College & Research Libraries) Research Planning and Review Committee. De seguida um breve resumo desta publicação (tradução e adaptação livres):

Comunicar valor – as bibliotecas de ensino superior devem encontrar formas de comunicar o seu valor no âmbito da comunidade de forma clara, desenvolvendo ferramentas que permitam obter dados objetivos dos benefícios que traz para toda a universidade.

Dados científicos – considera-se que uma das missões emergentes das bibliotecas no âmbito do apoio à investigação consiste na gestão e curadoria de dados científicos, bem como na sua partilha e disseminação via Web.

Preservação digital – a gestão e preservação de documentos digitais constituem-se como uma preocupação crescente nas bibliotecas de ensino superior e torna-se necessária a criação de standards e políticas claras ligadas à preservação digital.

Ensino superior – a tendência para a educação não formal, online e ao longo da vida, vêm questionar todo o modelo educativo formal e colocam desafios fundamentais às bibliotecas na área do apoio à aprendizagem.

Tecnologias da informação – vertente constantemente associada aos desafios de futuro. Têm sido apontadas algumas tendências ligadas à aplicação das tecnologias tais como software open source, cloud computing, ferramentas de colaboração e partilha, acesso aberto, conteúdos híbridos, e-learning e mobile learning.

Mobile – vários relatórios recentes apontam um crescente uso de dispositivos móveis (smartphone e tablets) pelos estudantes de ensino superior, bem como uma tendência para o uso destas ferramentas na descoberta informação em contexto de aprendizagem.

E-books – é fundamental que as coleções das bibliotecas sejam adequadas às reais necessidades dos utilizadores e o uso de ebooks tem demonstrado a necessidade de se adquirirem em maior número, para o que são necessários modelos de licenciamento e empréstimo mais flexíveis e sustentáveis.

Comunicação científica – reforço do papel de apoio à publicação científica no seio da instituição através dos serviços de publicação de revistas e proceedings de conferências e dos repositórios de acesso aberto e mediante o apoio aos autores em questões ligadas à visibilidade da produção científica, direitos de autor e outros.

Pessoal – as bibliotecas de ensino superior devem proporcionar aos seus profissionais as condições necessárias para enfrentarem os desafios crescentes mediante aposta em formação e com recurso a criatividade e flexibilidade na gestão de pessoal.

Comportamento e expetativas dos utilizadores – relatórios recentes concluem que as bibliotecas não são em geral uma das primeiras fontes selecionadas por alunos para acesso à informação; é uma missão urgente das bibliotecas definir novas abordagens de forma a tornar mais fácil e clara a descoberta e uso da informação por parte dos utilizadores.

Outras leituras que destacamos:

Refletir em conjunto significa a partilha de opiniões. Quais são as tendências nas Bibliotecas de Ensino Superior? Comente…

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