Oradores convidados

Conferência: Tendências nas Bibliotecas de Ensino Superior (5ª feira, 6 de junho das 14h30 às 16h00)

Fernando Ramos

Prof. Fernando RamosProfessor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, área de Ciências e Tecnologias da Comunicação, e membro do CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação). Diretor de curso do programa doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Presidente da Comissão Executiva da UNAVE – Associação para a Investigação e Formação Profissional da Universidade de Aveiro.

 

Jordi Serrano-Muñoz

Jordi Serrano-MuñozEs Diplomado en Biblioteconomía y Licenciado en Documentación, su actividad profesional siempre ha girado en torno a los aspectos tecnológicos de las bibliotecas. En los inicios en bibliotecas biomédicas y más tarde en bibliotecas universitarias. Actualmente desarrolla su actividad profesional en el Servicio de Bibliotecas, Publicaciones y Archivos (SBPA) de la Universitat Politècnica de Catalunya A la vez es profesor asociado de la Facultad de Biblioteconomía y Documentación de la Universitat de Barcelona y del Máster Universitario en Documentación Digital de la Universitat Pompeu Fabra de Barcelona. Ha participado y participa en diferentes grupos de trabajo de la Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT), de la Red de Bibliotecas Universitarias españolas (REBIUN), del Consorci de Bilioteques Universitàries de Catalunya (CBUC) y en proyectos como Recolecta, recolector de ciencia abierta. Perfil profesional en LinkedIn: http://es.linkedin.com/in/jordiserrano.

 

Mesa redonda: Desafios para as Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal (6ª feira, 7 de junho das 09h30 às 11h00)

Arménio Rego

armenioregoProfessor na Universidade de Aveiro e membro do Centro de Estudos de Competitividade Empresarial. Doutorado em Organização e Gestão de Empresas, Mestre em Ciências Empresariais, licenciado em Gestão e Administração Pública, com uma especialização em Planeamento e Controlo de Gestão.

 

Luís Borges Gouveia

luisborgesgouveia

Professor Associado com Agregação da Universidade Fernando Pessoa. Agregado em Gestão do Conhecimento pela Universidade de Aveiro e Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster (UK). É autor de 12 livros e cerca de três centenas de trabalhos científicos distribuídos pelas suas áreas de interesse que incluem a Sociedade da Informação e o impacte que o o digital proporciona. No contexto das instituições de ensino superior estuda o recurso ao e-learning e a novas formas de como o digital pode influenciar o suporte à atividade humana e focar a população académica na descoberta, na criação e na crítica de conhecimento. Possui presença digital em http://about.me/lbgouveia

Eloy Rodrigues

eloyrodrigues

Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, liderou, em 2003, a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho. Desde Julho de 2008 lidera a equipa da Universidade do Minho que desenvolve o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt). Foi membro do grupo de trabalho sobre Open Access da EUA (European Universities Association) em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, preside ao Grupo de Trabalho sobre Interoperabilidade da Confederation of Open Access Repositories (COAR) e coordena a participação da Universidade do Minho em vários projetos (NECOBELAC, OpenAIRE e OpenAIREplus, MEDOANET) financiados pelo 7º Programa Quadro da UE relacionados com os repositórios e o Open Access.

Dulce Correia

dulcecorreiaLicenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Habilitada com o FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública (INA). Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior (Covilhã), na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria). No início de 2007, foi nomeada coordenadora do processo de integração dos serviços de Bibliotecas das várias Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria e, em Agosto do mesmo ano, nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do mesmo Instituto. Desempenhou funções docente em cursos técnico-profissionais, de especialização tecnológica e de complemento de formação superior na área de Biblioteca e Documentação. Foi Coordenadora Local do 1º Curso de Técnicos Profissionais de BD de Leiria, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD); Atual membro do Conselho Directivo Nacional da BAD.