Workshop 2 – Publicação em contexto académico

Título:

Publicação em contexto académico: OJS na prática

Formador:

Bella Nolasco, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
José Carvalho, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Local:

Miniauditório 22.3.2 do Departamento de Engenharia Mecânica – Universidade de Aveiro

Resumo:

Este workshop pretende abordar de forma prática a publicação de revistas científicas no contexto das instituições de ensino superior a partir do processo editorial da ferramenta Open Journal System (OJS). Serão introduzidos os diferentes contextos de aplicação deste sistema de gestão e publicação de revistas científicas e trabalhadas as fases de submissão, revisão e publicação que compõem o fluxograma processo do OJS. Finalmente serão abordadas algumas formas de promover a publicação para aumentar a sua visibilidade. Com esta oficina prática os profissionais poderão conhecer melhor as potencialidades deste tipo de sistemas e adquirir as ferramentas para planear projetos de publicação em contexto de instituições académicas e de investigação científica.

Formadores:

bellanolasco

Bella Irene Pereira Nolasco licenciada pela Universidade de Coimbra em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA) desde Abril de 2009. Desempenha funções ligadas à gestão de informação e helpdesk no RIA – Repositório Institucional da UA, bem como na plataforma de alojamento de revistas científicas/académicas – Revistas em Acesso Livre da UA. Pertence à Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador onde desenvolve atividades de criação de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador.

 

josecarvalhoJosé Carvalho é licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didácticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve ainda envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projectos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e está afecto à gestão do projeto RCAAP e Necobelac.