Workshop 3 – Mendeley

Título:

Mendeley, uma forma diferente de investigar e de gerir bibliografia

Formador:

Jorge Sinval, Universidade do Porto

Local:

Sala 23.3.15 do Complexo Pedagógico – Universidade de Aveiro

Resumo:

O Mendeley é um gestor de referências bibliográficas gratuito e uma rede social académica, que potencia a colaboração on-line, a descoberta de novas publicações e uma melhor organização da investigação. Para além disto, permite gerar automaticamente listas de referências bibliográficas, criar grupos de investigação com partilha de ficheiros, importar comodamente toda a biblioteca de referências bibliográficas de outros softwares e pesquisar num catálogo com milhões de referências. Assim, neste workshop procurar-se-á apresentar esta ferramenta e explorar todas as suas possibilidades.

Programa:

  • Criação do perfil académico na rede
  • Criação da biblioteca digital
  • Gestão dos documentos e referências bibliográficas
  • Utilização das citações (e.g. normas APA 6ª ed.), estilos e do plugin word
  • Partilha de referências e documentos com grupos públicos ou privados

Formador:

Jorge SinvalJorge Sinval nasceu na Trofa em 1987. Licenciou-se em Psicologia em 2009, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto. Em 2012, nessa mesma instituição, prestou as provas de Mestrado em Psicologia, com a apresentação de uma tese intitulada “Mudança organizacional: Do prescrito ao real”.
Iniciou doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sendo orientado pelo Professor Doutor João Marôco e coorientado pela Professora Doutora Cristina Queirós. É Mendeley Advisor desde 2012, momento a partir do qual iniciou a divulgação desta ferramenta por várias instituições.