Workshop 4 – Novos ambientes de aprendizagem

Título:

Novos ambientes de aprendizagem: PLE, MOOCs e Mobile learning

Formadoras:

Lina Morgado, Maria João Spilker e Paula Silva, Universidade Aberta

Local:

Sala 23.2.3 do Complexo Pedagógico – Universidade de Aveiro

Resumo:

Workshop dedicado a explorar os novos ambientes de aprendizagem, a partir de exemplos e aplicações práticas, conhecendo mais e melhor sobre as implicações institucionais no ensino superior dos “PLEs – Personal Learning Environment”, “MOOCs – Massive Open Online Course” e Mobile learning.

Formadoras:

linamorgado

Lina Morgado, Professora Auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED]. Licenciada em Psicologia da Educação, Mestre em Comunicação Educacional Multimedia e doutorada em Educação. Coordena e ensina no mestrado em Pedagogia do eLearning [MPeL]. É a responsável pelo seminário #emerg – Ambientes e Pedagogias Emergentes do doutoramento em Educação da Universidade Aberta. É investigadora do LE@D| Laboratório de Educação a Distância & eLearning onde desenvolve investigação sobre ambientes e pedagogias emergentes e educação a distância. Participou no processo de inovação em educação a distância da UAb e entre 2006-2011 coordenou o Programa de Formação de Docentes universitários para a integração do eLearning. Tem sido responsável pela coordenação de programas de formação de docentes do ensino superior oferecidos a várias universidades portuguesas. Coordena atualmente o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta.

 

MariajoaoSpilkerMaria João Spilker é licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade de Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt/Alemanha, e Mestre em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta (UAb, Portugal). É membro associado do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D, http://lead.uab.pt) onde desenvolve investigação sobre áreas emergentes do Elearning, nomeadamente sobre a aplicabilidade de ferramentas e serviços da Web 2.0 em contexto da educação e formação, formal e informal. Tem prestado consultoria, desenvolvido e implementado, projetos na sua área de especialidade, em instituições de Ensino Superior e entidades privadas, e atuado como e-Train-the-Trainer.

 

PaulaSilvaPaula Silva é licenciada em Português e Inglês e Mestre em Estudos Americanos. Possui ainda especializações em Administração Escolar e em Supervisão Pedagógica/Formação de Formadores. É pós-graduada em Pedagogia do Elearning pela Universidade Aberta.

É membro associado do Laboratório de Educação a Distância & Elearning da Universidade Aberta onde desenvolve investigação sobre curadoria de conteúdos na web e literacia digital. Em termos profissionais é professora do ensino básico e secundário.