Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa

Você está aqui Início  > Bibliotecas de Ensino Superior  > Ensino Politécnico Público >  Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa
Item da imagem

Esta Biblioteca é, pela sua natureza, finalidade e missão, um repositório de informação nas áreas do Teatro, do Cinema, das Artes Performativas e da História das Artes, contribuindo não só para a riqueza do património documental do país como também para o estudo e investigação do Ensino Artístico em Portugal. A Biblioteca veio reunir os fundos anteriormente separados dos departamentos de Teatro e Cinema, podendo os leitores fazer a sua consulta de livre acesso, neste local, com exceção da documentação histórica sujeita a algumas restrições de manuseamento.

No catálogo da Biblioteca, constam cerca de 30.188 registos referentes a livros, publicações várias, teses de mestrado e de doutoramento, manuscritos de peças de teatro, programas de espetáculo, partituras musicais, filmes e música em DVD, VHS e CD. O enriquecimento do fundo é feito por compra, permuta e doações. Fazem também parte do acervo da Biblioteca revistas de teatro e cinema, estando a ser assinados 5 títulos que foram considerados nucleares para uma informação atualizada nestas áreas científicas, técnicas e artísticas. Nas suas atividades paralelas, destacamos a edição de livros (Sebentas | Coleção) a realização de conferências/colóquios e de exposições de trabalhos de artistas, docentes e discentes e de convidados, cujas obras a Escola tem interesse em divulgar. A Biblioteca tem um Conselho de Biblioteca ao qual compete, entre outras funções, coordenar os planos de aquisições e estabelecer e acompanhar uma filosofia de utilização e de âmbito de intervenção na ESTC e comunidade.

Serviços prestados

ESTC novo vectorial_cor_rgb

A Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), sucessora do Conservatório Nacional de Almeida Garrett, tem, desde 1998, as suas instalações próprias na cidade da Amadora. No novo espaço, já foi possível concretizar o projeto da Biblioteca, previsto nos estatutos da Escola, publicados em Diário da República, II Série, art.º 44º, aprovados pelos Despachos 53/94-IPL e 22563/2005.
A Biblioteca disponibiliza os seguintes serviços e produtos:
a)Atendimento; b)Leitura presencial com livre acesso à documentação com exceção do fundo histórico; c) Computadores para trabalhos e pesquisas; d) Empréstimo domiciliário só para utilizadores da ESTC; e)Referência e apoio à pesquisa; f)Catálogo bibliográfico online; g) Acesso à b-on (Biblioteca do Conhecimento online); h) Empréstimo interbibliotecas; e)Sala para visionamento de filmes.

Política de Admissão de Utilizadores

São utilizadores da Biblioteca todos os alunos, docentes e funcionários da ESTC, bem como todos aqueles cuja área de interesse artístico, e pesquisa/investigação se desenvolva no âmbito do Teatro e Cinema. No espaço da Biblioteca, podem aceder livremente à informação e serviços disponibilizados. Os utilizadores externos à ESTC têm acesso condicionado a alguns serviços prestados, nomeadamente ao serviço de empréstimo domiciliário.

Fundos Especiais

A Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema é herdeira de um espólio histórico que foi iniciado pelo próprio Almeida Garrett no então Conservatório Real de Lisboa, em 1839, espólio esse composto por livros, revistas, documentos de funcionamento da instituição, correspondências pessoais e institucionais, originais de autores portugueses, bem como por peças de teatro manuscritas, datadas dos séculos XVIII, XIX e XX. 812 espécies deste espólio foram já objeto de digitalização num projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, acessíveis no catálogo bibliográfico online. Faz também parte deste acervo um fundo “Doação Carlos Porto”, um fundo “Doação António Mouzinho” e um fundo “Arquivo Eugénia Vasques”.

Ligações


O nosso endereço

Endereço:
Avenida Marquês de Pombal, 22 B 2700-571 Amadora
GPS:
38.76310831972608, -9.236135892788297
Telefone:
214989400 - (Fax): 214989401
biblioteca@estc.ipl.pt
Web:
http://www.estc.ipl.pt

Horário de abertura

Segunda:
09:00-19:00
Terça:
09:00-19:00
Quarta:
09:00-19:00
Quinta:
09:00-19:00
Sexta:
09:00-19:00

Bibliotecário responsável: Dra. Luísa Marques luisamarques@estc.ipl.pt

Deixar uma revisão

Avaliação global

Comentários fechados