Biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia - Direção-Geral do Património Cultural

Você está aqui Início  > Bibliotecas de Museus >  Biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia - Direção-Geral do Património Cultural
Item da imagem

A biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia, uma das mais importantes e mais antigas bibliotecas portuguesas (instituída pelo decreto de 24 de dezembro de 1901) especializadas em Arqueologia, tem igualmente uma coleção significativa na área da Etnografia e da Museologia. É constituída por um acervo documental com cerca de 23.000 monografias, (separatas, obras de referência, etc.) disponibilizando um conjunto de dicionários técnicos, enciclopédias e atlas que ajudam os leitores em questões específicas e pontuais; cerca de 1800 títulos de publicações periódicas, mapoteca formada por cerca de 1500 cartas geológicas, topográficas e diversas. Recebeu ainda doações das bibliotecas de Nuno Carvalho dos Santos e Hipólito Raposo.
Para além de ser um instrumento de trabalho para a equipa técnica do Museu, a biblioteca tem igualmente, como missão, prestar apoio ao público em geral mas, como serviço especializado, o seu acervo está mais vocacionado para investigadores e estudantes do ensino universitário.
Possui ainda coleções especiais de 1920 manuscritos, 5 incunábulos, mais de 2000 livros antigos, 917 folhetos de literatura de cordel, cerca de 3900 registos de santos e ainda gravuras diversas. A maior parte destas coleções especiais encontra-se já catalogada e disponível na base de dados on-line.

Serviços prestados

Catálogo informatizado das monografias e coleções especiais;
Catálogo manual de publicações periódicas;
Serviço de leitura de presença;
Serviço de fotocópias; Consulte a Tabela de preços para conhecer os valores de reprodução de documentos determinados pelo Despacho n.º 3706/2014. Nem todos os tipos de reprodução de documentos estão disponíveis nas diversas bibliotecas da rede;
Posto de consulta internet.

Condições de utilização

Biblioteca especializada em Arqueologia, mas também com uma coleção significativa na área da Etnografia e Museologia, aberta ao público em geral. Devido ao seu caráter especializado, está mais vocacionada para investigadores e estudantes universitários.
O acesso aos fundos de arquivo e coleções de reservados, é restrito a investigadores, através de pedido por e-mail para geral@mnarqueologia.dgpc.pt, com conhecimento para a bibliotecária cristinacoito@mnarqueologia.dgpc.pt.

Regulamento

O principal objetivo do presente regulamento é a salvaguarda do interesse comum de todos os reais e potenciais utilizadores da Biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia (BMA), a fim de se cumprirem as suas funções de forma eficiente, clara e eficaz.
O regulamento visa contribuir, simultaneamente, para a conservação do acervo da BMA e para a sua acessibilidade. Pretende-se que todos contribuam para a manutenção e preservação do acervo, minimizando o risco de deterioração a que estão sujeitas as obras, bem como os equipamentos e espaços a ela destinados.
A correta utilização da biblioteca, e a prestação eficaz dos serviços disponíveis, pressupõem o conhecimento e a aceitação do presente regulamento.

Fundos e coleções

É constituída por um acervo documental com cerca de 23.000 monografias, (separatas, obras de referência, etc.) disponibilizando um conjunto de dicionários técnicos, enciclopédias e atlas que ajudam os leitores em questões específicas e pontuais; cerca de 1800 títulos de publicações periódicas, mapoteca formada por cerca de 1500 cartas geológicas, topográficas e diversas. Recebeu ainda doações de bibliotecas.
Possui ainda coleções especiais de 1920 manuscritos, 5 incunábulos, mais de 2000 livros antigos, 917 folhetos de literatura de cordel, cerca de 3900 registos de santos e ainda gravuras diversas. A maior parte destas coleções especiais encontra-se já catalogada e disponível na base de dados on-line.

Público alvo

Equipa técnica do Museu, mas a biblioteca tem igualmente, como missão, prestar apoio ao público em geral. Como serviço especializado, o seu acervo está mais vocacionado para investigadores e estudantes do ensino universitário.

Catálogo

O catálogo da BMA é disponibilizado no computador existente na Sala de Leitura, que se destina exclusivamente a este fim. O catálogo é igualmente disponibilizado nos sítios do MNARQ e da DGPC (www.patrimoniocultural.pt).
É possível a utilização de computadores portáteis.
A BMA disponibiliza os seguintes serviços: pesquisa, consulta local, reprografia, empréstimo interno e empréstimo interbibliotecas.
A. Serviço de pesquisa:
a) Os funcionários estão habilitados a apoiar os utilizadores na pesquisa,seleção e localização de publicações;
b) Os utilizadores têm ao seu dispor:
– Catálogo informatizado, acessível na Sala de Leitura, no sítio do Museu e no sítio da DGPC;

Redes Sociais


O nosso endereço

Endereço:
Museu Nacional de Arqueologia Praça do Império 1400 - 206 LISBOA
GPS:
38.6972398, -9.207830400000034
Telefone:
+351 213620000; +351 213620025
geral@mnarqueologia.dgpc.pt
Web:
http://www.museunacionalarqueologia.gov.pt/

Horário de abertura

Segunda:
10:00 - 18:00
Terça:
10:00 - 18:00
Quarta:
10:00 - 18:00
Quinta:
10:00 - 18:00
Sexta:
10:00 - 18:00

Abre no primeiro sábado de cada mês, entre novembro e junho, das 11h00 às 17h00. Em 2018 estará aberta nos dias: 6 de janeiro, 3 de fevereiro, 3 de março, 7 de abril, 5 de maio, 2 de junho, 3 de novembro e 15 de dezembro. Os dias de abertura ao sábado serão divulgados no sítio do MNA, no início de cada ano.


Técnico responsável

Lívia Cristina Coito

cristinacoito@mnarqueologia.dgpc.pt

Deixar uma revisão

Avaliação global

Comentários fechados