Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores - Campus de Ponta Delgada

Você está aqui Início  > Bibliotecas de Ensino Superior  > Ensino Universitário Público >  Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores - Campus de Ponta Delgada
Item da imagem

Segundo os Estatutos da Universidade dos Açores (n.º 2 do artigo 58.º), a Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM) tem por missão adquirir, tratar, tornar acessíveis e difundir recursos de informação, bem como conservar e preservar as coleções bibliográficas, documentais e museológicas existentes na Universidade, contribuindo para a aprendizagem, a investigação, a formação contínua e o desenvolvimento cultural e social dos cidadãos.
Tem por atribuições fundamentais, a atualização, o tratamento técnico, a difusão e preservação dos seus acervos informacionais, de caráter bibliográfico e arquivístico, em vários formatos e suportes assim como o apoio ao ensino e à investigação, disponibilizando serviços de informação bibliográfica e arquivística, reais ou virtuais e ainda a gestão logística e informacional dos centros de documentação.
Incumbe ainda à BAM, disponibilizar os seus acervos informacionais ao público universitário e à comunidade em geral, adquiridos por compra, permuta, oferta, doação, legado ou depósito; Garantir o empréstimo interbibliotecas, assim como outras formas de colaboração com outras bibliotecas, arquivos e museus, nacionais ou internacionais; Promover os respetivos serviços, acervos e áreas de atividade; Participar em órgãos ou comissões de caráter consultivo e deliberativo no setor de bibliotecas, arquivos e museus, de âmbito nacional ou internacional; Promover a formação profissional e a valorização do pessoal ao seu serviço.
A BAM pode ainda prosseguir projetos de atividade cultural, individualmente ou em cooperação com outras entidades e/ou serviços internos ou externos à Universidade dos Açores (UAc), de âmbito nacional ou internacional.

Serviços Prestados

Empréstimo presencial e domiciliário (monografias, publicações periódicas, material não-livro e cartográfico); Empréstimo interbibliotecas (EIB); Referência bibliográfica; Referência arquivística; Formação de utilizadores; Distribuição das edições da UAc; Administração do Repositório Institucional (RUAc); Reprografia, artes gráficas, encadernação e restauro; Extensão cultural; Relações internacionais: – difusão de temáticas da União Europeia e dos Estados Unidos da América; colaboração em programas de mobilidade de funcionários; Colaboração com instituições congéneres, sobretudo da Região, incluindo escolas do ensino secundário.

Política de Admissão de Utilizadores

Consideram-se utilizadores da BAM, todas as pessoas singulares e coletivas devidamente identificadas. Estão definidas várias tipologias de utilizadores com diversos prazos e condições no serviço de empréstimo domiciliário (definidos no Regulamento da BAM). Os estudantes, docentes, investigadores e trabalhadores não docentes e não investigadores da UAc são identificados por cartão de cidadão ou outro documento emitido pela Universidade. Todos os utilizadores singulares das bibliotecas da UAc, independente­mente da sua tipologia, devem entregar formulário de registo de utilizador devidamen­te preenchido.

O usufruto dos serviços prestados é válido até 31 de julho de cada ano letivo, renovável a partir daquela data desde que solicitado.

Os Antigos Alunos possuidores de Cartão de Leitor pagam apenas a taxa de utilização dos serviços, de acordo com a tabela em vigor.

Os utilizadores externos pagam a emissão dos respetivos cartões e uma taxa anual de utilização dos serviços, ambos os valores a fixar em cada ano civil.

Estão isentos de qualquer pagamento para utilização dos serviços da biblioteca os beneméritos que tenham feito doação de bibliotecas particu­lares à BAM.

O Cartão de Leitor produzido pela BAM é pessoal e intransmissível.

A inscrição como utilizador implica a aceitação deste Regulamento.

São direitos dos utilizadores:

  1. Utilizar os espaços de livre acesso, nomeadamente salas de leitura, gabinetes de estudo individual e em grupo, áreas de leitura informal e lazer;

  2. Utilizar os serviços e recursos informativos disponibilizados pelas bibliotecas nas condições estabelecidas no regulamento da BAM, bem como as definidas e divulgadas pontualmente pela BAM;

  3. Receber informações sobre os serviços prestados e regras de funcionamento das bibliotecas da BAM e apresentar sugestões, reclamações e/ou elogios.

São deveres dos utilizadores:

  1. Cumprir as normas do regulamento;

  2. Adotar uma conduta cívica perante os demais utilizadores e os trabalhadores das bibliotecas;

  3. Manter um ambiente de silêncio e bem-estar, abstendo-se de falar, comer, levar objetos desadequados ao estudo e ou tomar atitudes que perturbem o normal funcionamento das bibliotecas;

  4. Preservar o estado das instalações e dos equipamentos, abstendo-se de qualquer conduta que lhes provoquem danos;

  5. Manter a disposição dos móveis e equipamentos;

  6. Respeitar os avisos dos trabalhadores das bibliotecas;

  7. Zelar pela integridade dos documentos;

  8. Apresentar o documento identificador de utilizador da biblioteca sempre que solicitado pelos trabalhadores da BAM.

Fundos Especiais e/ou Coleções Digitais

Fundos do Arquivo Histórico (arquivos pessoais, familiares, empresariais e um arquitetónico); Fundo de Reservados; Bibliotecas Particulares (AQ* Antero de Quental; AR Armando Rocha; CB Carlos Bettencourt; CFP Cristiano Frazão Pacheco; DPS Dinis Pimentel da Silva; FAD Félix Amaral Dias; FCC Francisco Carreiro da Costa; FM Frederico Machado; FMB Francisco Motta Botelho; GF Gustavo de Fraga; HB Henrique Braz; HG Homem de Gouveia; IRP Cónego Isaías da Rosa Pereira; JBTC* José Bruno Tavares Carreiro; JMAC José Maria Álvares Cabral; JS João de Simas; JSA Julião Soares de Azevedo; JSC Joaquim de Siqueira Coutinho; LMP Laudalino de Melo Ponte; MJC* Marquês Jácome Correia; MS José Manuel Motta de Sousa; RGC Ruy Galvão de Carvalho; RT Roberto Teixeira; TBV Thomaz Borba Vieira; VB* Visconde do Botelho).

Ligações


O nosso endereço

Endereço:
Biblioteca, Arquivo e Museu Universidade dos Açores Campus de Ponta Delgada Rua da Mãe de Deus 9500-321 Ponta Delgada
GPS:
37.7436688, -25.670626200000015
Telefone:
296650058
bam.expediente@uac.pt
Web:
http://biblioteca.uac.pt

Horário de abertura

Segunda:
09:00-21:00
Terça:
09:00-21:00
Quarta:
09:00-21:00
Quinta:
09:00-21:00
Sexta:
09:00-21:00
Sábado:
11:00-17:00

Responsável: Fernando Miguel de Melo Ribeiro (email: fernando.mm.ribeiro@uac.pt). Horário em férias letivas: de 2ª a 6ª das 9h às 17h.

Deixar uma revisão

Avaliação global

Mostrar comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.