Ignorar notícias

Notícias

(Ainda não foram publicadas notícias)

Ignorar disciplinas disponíveis

Disciplinas disponíveis

No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de efetuar a descrição bibliográfica de diversos recursos bibliográficos, de acordo com as normas nacionais e internacionais previamente estabelecidas.

Este curso e-learning tem por objetivos:

  • Compreender o conceito de recurso e identificar as diferentes tipologias;
  • Saber utilizar as normas internacionais para a descrição bibliográfica;
  • Produzir a descrição bibliográfica normalizada de recursos e respetivos pontos de acesso.

Este curso e-learning tem por objetivo dotar os formandos de ferramentas teóricas e práticas para que possam contribuir para melhorar e racionalizar a gestão da mudança e potenciar a inovação nos serviços a que pertencem.

No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de compreender os principais conceitos associados à gestão estratégica, inovação, qualidade e mudança. Com eles poderão refletir sobre a realidade dos serviços de informação e conceber e aplicar estratégias de mudança nos serviços e recursos das organizações a que pertencem.

No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de compreender como se realiza a indexação por assuntos em documentos de arquivo.

Este curso e-learning tem por objetivo:

  • Compreender o conceito e a importância da indexação por assuntos;
  • Conhecer os procedimentos e aplicar as técnicas da indexação por assuntos em documentos de Arquivo;
  • Saber utilizar uma linguagem documental para a indexação em arquivo.

Este curso e-learning tem por objetivo dotar os formandos de ferramentas práticas para que possam contribuir para melhorar e racionalizar a gestão de coleções nos serviços a que pertencem.

No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de conceber e implementar uma estratégia de avaliação, uma política de gestão e um plano de divulgação das coleções da sua biblioteca.

No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de efetuar a catalogação de recursos bibliográficos de diferentes tipologias, a partir de normas nacionais e internacionais previamente estabelecidas.

Este curso e-learning tem por objetivo:

  • Identificar recursos bibliográficos de acordo com a terminologia atual;
  • Conhecer os instrumentos normativos atualmente em utilização nos sistemas de informação bibliográfica;
  • Compreender a aplicação da norma internacional de descrição bibliográfica refletindo sobre algumas das suas especificidades;
  • Rever formas de aplicação das normas nacionais para construção de pontos de acesso de autoridade; 
  • Produzir descrições bibliográficas normalizadas e respetivos pontos de acesso com base em casos práticos mais complexos.

Gravações e apresentações dos webinars BAD realizados desde 2012. Acesso exclusivo aos associados da BAD.