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  • 12º Encontro de Arquivos Municipais – Oradores

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Orador convidado

Alejandro Delgado

Arquivista do Município de Cartagena , Espanha, e consultor sénior de OdiloTID . Investigador do Center for Information as Evidence (Univ. of California – Los Angeles) e do Center for Organizational and Social Informatics (Univ. de Monash). Colaborador do TEAM Catalonia de InterPARES 3 (Univ. of British Columbia). Membro do Observatorio Infoscopos (Universidad de Zaragoza). Membro das Comissões Científicas das revistas Tabula, Scire y Anales de Documentación e do Congresso Ibersid.
Membro dos grupos de trabalho para a elaboração das Normas Técnicas de Interoperabilidade e para a Implementação da Administração Eletrónica; da Comissão Nacional de Normas de Descrição Arquivística de Espanha.
Especializado em arquivos, detentor de uma vasta produção científica sobre recursos digitais e em linha aplicados à Arquivística e à Documentação . Ministra regularmente cursos de formação em várias instituições, nomeadamente na Fundação Asmoz.

Oradores

 

Alexandra Lourenço
Licenciada em História, com o Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção Arquivo. Tem o Diploma de Estudios Avanzados de Docturado e o Master Universitário en Documentación.
É Chefe de Divisão de Normalização e Apoio à Administração na Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Exerceu funções de dirigente na Direcção-Geral do Tribunal de Contas e na Direcção Geral de Arquivos e funções técnicas na Direcção Geral do Tesouro, no Instituto Cultural de Macau e na Direcção Geral da Contabilidade Pública. Pertenceu ao Grupo de Trabalho para a Pré-arquivagem da Comissão para a Reforma e Reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Foi consultora do arquivo do Tribunal Administrativo de Moçambique, Projecto PRO-AUDIT e vogal da Subcomissão 6, Arquivos – Comissão Técnica de Normalização e documentação (CT7). Orientou vários projectos, sendo o mais recente o da elaboração, desenvolvimento e aplicação da Macroestrutura Funcional.
É actualmente Presidente do Conselho Directivo Nacional da BAD.

Ana Margarida Silva
Nasceu em Coimbra, cidade onde vive, estuda e trabalha.
É doutoranda em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Arquivística, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em História, ramo História Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Desempenha funções de técnica superior de arquivo desde 2004, tendo trabalho em diversos arquivos públicos e privados. Trabalha sobretudo documentação entre os séculos XVI e XIX. Paralelamente, realiza trabalhos de leitura e transcrição paleográfica.
Organizadora de encontros científicos, palestrante (com mais de duas dezenas de conferências e comunicações), autora de livros e de artigos publicados em revistas científicas de referência.
Foi premiada no Concurso “A Arte de Ler”, organizado pelo Arquivo da Universidade de Coimbra, tendo ficado em 3º lugar em 2008-2009 e em 1º lugar em 2010-2011.
A sua dissertação de mestrado “O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses” ganhou o 1º prémio no Prémio Internacional Olga Gallego de Investigación en Archivos 2015.
É secretária da Delegação Centro da BAD.

Bruno Pereira
Licenciou-se em História, na Universidade Autónoma de Lisboa, em 2003. Em 2005 concluiu, na mesma Universidade, a pós-graduação em Ciências da Documentais e da Informação. Frequência no 3.º ano do curso de Direito, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Em 2004, ingressou na Divisão de Arquivo Municipal, da Câmara Municipal de Lisboa. Integrou e coordenou o Grupo de Trabalho de Avaliação de Documentos Acumulados; coordenou o projeto de reformulação do sítio web do Arquivo Municipal; integrou, posteriormente, o grupo de trabalho de projetos de informatização na vertente da preservação digital.
Atualmente, colabora em vários projetos e, na sequência da transferência de competências entre a Câmara Municipal de Lisboa e as Juntas de Freguesia da cidade, apoia estas autarquias na gestão da informação corrente e acumulada.

Carla Eiriz
Nasceu a 20 de novembro de 1976, em Luanda-Angola.
Licenciada em Ciências Sociais – Gestão de Património e Organizações Culturais (2010), pela Universidade Aberta e Mestre em Ciências da Informação e Documentação (2013), pela Universidade Fernando Pessoa.
Iniciou a sua carreira como profissional de informação em 2002, com o Curso de Técnicos Profissionais de Arquivo promovido pela BAD em Vila Real. Exerce funções de Técnica Superior no Município de Vila Real, sendo responsável pelo Arquivo Intermédio.
Assistente convidada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), desde 2014, na docência da U.C. de Arquivo e Documentação na Licenciatura de Secretariado de Administração.
Sócia efetiva da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas e elemento do grupo de trabalho de Arquivos Municipais – BAD.
Formador acreditado pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional (IEFP/Ministério da Economia e do Emprego).
Tem frequentado várias ações de formação ligadas à área dos Arquivos e Tecnologias da Informação.

Carlos Guardado da Silva
Licenciado em História, Mestre e Doutor em História Medieval e pós-graduado em Ciências Documentais – variantes de Arquivo e de Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Agregado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra.
Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o mestrado em Ciências da Documentação e Informação.
Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM) e Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (APH). Sócio da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, e vogal da direção do Capítulo Ibérico da ISKO – International Society for Knowledge Organization.
Autor e coautor de cerca de 100 títulos, sobretudo nas áreas da história (História Medieval e Guerra Peninsular), património cultural e Ciência da Informação.

Daniel Melo
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2011, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, prestou provas de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação.
Em 2008, ingressou na Divisão de Arquivo Municipal da Edilidade de Lisboa e, desde outubro de 2011, integra o Grupo de Trabalho de Avaliação de Documentos Acumulados e, posteriormente, o Grupo de Trabalho “MEF/Autarquias”, criado para construir o plano de classificação conforme à Macroestrutura Funcional e a tabela de seleção associada para a Administração Local.
Presentemente, colabora em vários projetos e, na sequência da transferência de competências entre a Câmara Municipal de Lisboa e as Juntas de Freguesia da cidade, apoia estas autarquias na gestão da informação corrente e acumulada.

Elias Monteiro
Concluiu, na Universidade Atlântica a licenciatura em Gestão de Sistemas e Computação em 2010.
Iniciou a sua atividade profissional na Câmara Municipal de Oeiras em 2000, na Divisão de Licenciamento e Apoio Administrativo (DLAA), onde integrou a equipa de desenvolvimento de software para o urbanismo. Em 2010 transitou para o Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica (GSIG) onde participou na implementação do Geoportal.
Atualmente, ao serviço do Gabinete de Tecnologias e Sistemas de informação (DTSI), faz parte do Núcleo de Gestão de Projetos onde está diretamente ligado à implementação da Gestão Documental e do CRM (Gestão de interações com o município).

Filipe Leitão
Natural de Aveiro.
Detém a licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Coimbra e o Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante Arquivo, pela Universidade Portucalense.
Técnico Superior de Arquivo no Município de São Pedro do Sul há cerca de 9 anos, tendo também vindo a desenvolver actividades de prestação de serviços em Gestão Documental, Biblioteconomia e Formação. É membro do Grupo de Arquivos da Região Dão Lafões.
Para além da Gestão Documental, tem interesses em Documentos Electrónicos, Gestão da Qualidade.

Hélder Silva
É natural de Aveiro.
Licenciou-se em Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração e em Documentação e Arquivística pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro.
Exerce funções de Técnico Superior na área da gestão documental e arquivo no Município de Albergaria-a-Velha, onde implementou o programa AtoM.

Helena Neves
Licenciou-se em História na faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no ano de 1988. Em 1991, concluiu na mesma Instituição a Pós-graduação em Ciências Documentais – opção de Arquivo;
Iniciou a sua actividade profissional em 1989, no Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, onde assumiu tarefas de coordenação do Gabinete de Microfilmagem e do Arquivo Intermédio.
Representou a Câmara Municipal de Lisboa na elaboração da Norma Portuguesa NP 4041 – Informação e documentação. Terminologia arquivística: conceitos básicos, na elaboração da Portaria 412/2001 que aprova o Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais que regula que aprova o Regulamento e na elaboração do Plano de Classificação de Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), conforme à Macroestrutura Funcional (MEF).
Foi docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Lusófona, onde assumiu a responsabilidade da Cadeira de “Arquivos Municipais” e integra a bolsa de formadores da Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD)
Colaborou com a Câmara Municipal de Tomar na organização do seu Arquivo Histórico e elaboração do respectivo inventário.
É membro do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Isabel Melo Salgueiro
Nasceu em Lisboa.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Entre 2004 e 2006, frequentou o Curso de pós-graduação em Ciências Documentais, variante de Arquivo, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo ainda realizado a variante de Biblioteca entre 2006 e 2007.
A colaborar com o Município de Oeiras desde 2008, tem sido responsável pela gestão de projetos na área do arquivo histórico, da gestão documental e da divulgação de conteúdos.
Atualmente, é membro efetivo do Grupo de Trabalho MEF Autarquias, autor do Plano de Classificação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), desenvolvido com base na Macroestrutura Funcional do Estado e do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

João Carlos Simões
João Carlos Simões, funcionário administrativo na área comercial da Caixa Geral de Depósitos desde 1995.
Licenciado em Gestão Bancária pelo Instituto Superior de Gestão Bancária – Lisboa, 2003.
Nomeação para Adjunto no Gabinete de Apoio à Presidência, na Camara Municipal de Alcoutim, nov. 2013.
Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim, desde set. 2015.
Pós Graduação em “Riscos, Planeamento e Proteção Civil” pelo ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes em Portimão- U. Lusófona, 2016.
Funções atuais:
Presidente da União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro, desde out.2013;
COM- Comandante Operacional Municipal e Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, desde jan. 2015.

Luís Filipe Santos
Natural de Castelo Branco, licenciado em Língua e Cultura Portuguesas (ensino de) pela Universidade da Beira Interior, pós-graduado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências de Informação pela Universidade de Évora e mestre em Ciências Documentais pela Universidade da Beira Interior, foi, durante vários anos, Bibliotecário Municipal da Câmara Municipal de Alter do Chão, tendo sido também bibliotecário na Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes, onde participou na equipa que implementou, entre outros projetos, a BIA – Biblioteca Itinerante de Abrantes.
Dentro do seu percurso profissional, destacam-se a criação do Festival Literário do Norte Alentejano e das Jornadas Biblioteconómicas de Abrantes.
Autor de vários artigos e trabalhos científicos relacionados com a Biblioteconomia, onde se realça o trabalho sobre a Gestão de Coleções nas Bibliotecas Públicas Portuguesas, concorrente ao Prémio Raul Proença (2º lugar em 2007).
É, desde 27 de julho de 2015, subdiretor geral da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

Luisa Alvim
Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016) com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook. Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.
Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Município de V.N. Famalicão. Foi Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo – Museu e Centro de Estudos.
Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e no Município do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico.
Foi docente na Pós-graduação Ciências Documentais, Universidade Portucalense e na licenciatura Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, ESEIG- Instituto Politécnico do Porto. Tem artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa e artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.
Desempenha cargos diretivos na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – Conselho Diretivo Regional Norte, vogal de formação no triénio 2007-2010, secretária 2010-2013 e vogal do Conselho Fiscal 2014-2016.

Manuela Moro Cabero
Professora titular da Universidade de Salamanca (Espanha), desde 1998, onde integra o Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Especializada em Gestão de documentos nas organizações. Docente do Curso de Licenciatura em Informação e Documentação e do Mestrado de Sistemas de Informação Digital. Membro do programa de doutoramento da Universidade de Salamanca Formação na Sociedade do Conhecimento, na área da Educação e sociedade da informação.
Licenciada em Geografia e História e especializada em História Medieval, desde 1985. Curso de Biblioteconomia e Documentação com a especialização de Arquivística desde 1990. Doutorada em História pela Universidade de Salamanca, desde 1995.
Membro do Grupo SC1 de Gestão de Documentos e aplicações do CTN-50 da Associação Espanhola de Normalização (AENOR).
Membro do Observatório de prospetiva Arquivística e Sociedade da Universidade Carlos III de Madrid. Professora convidada no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, que tem como objetivo a investigação em “Gestão, Mediação e Uso da Informação”, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Campus de Marília (Brasil).
Nas suas funções como docente, tem dirigido um grande número teses de doutoramento e investigação. É autora de uma vasta obra (monografias, artigos e comunicações, etc.) sobre gestão documental nas empresas, avaliação e seleção documental, gestão de sistemas, gestão da qualidade, modelos de avaliação, auditoria e certificação, gestão de documentos eletrónicos, gestão da informação e do conhecimento, normas para os sistemas de gestão de documentos, preservação, continuidade digital e gestão de riscos. Também tem publicações sobre motivação, formação e investigação em arquivística.
Tem desempenhado vários cargos de coordenação, gestão e direção na Universidade de Salamanca, Espanha.

Maria Cristina Freitas
Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação e de ensino encontram-se nas seguintes áreas: organização da informação e do conhecimento, especialmente no campo dos arquivos; teoria e metodologia arquivística; pesquisa qualitativa e análise qualitativa de dados assistida por computador.

Maria Helena Évora
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) e tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais — Área de Arquivo.
Atualmente é Técnico Superior no Serviço de Arquivo Municipal do Município de Oeiras, desempenhando funções no núcleo fotográfico.
Colaborou em alguns eventos em representação do Município, nomeadamente no Encontro Almeida Garrett, Um Romântico no século XXI e nas exposições “Memórias em Arquivo” e “Rogério de Oliveira Gonçalves, uma vida dedicada a Paço de Arcos”.
Em relação à elaboração de documentos, assumiu a coordenação do Boletim do Arquivo Histórico de Macau (2º e 3º volumes), escreveu o artigo “Archives in Asia” para a obra World Information Report, publicada pela Unesco em 1998, participou na reedição das Memórias da Linha de Cascais, em formato ilustrado, bem como na elaboração do catálogo da exposição “Memórias em Arquivo”.
Ao longo da sua carreira tem procurado assistir a Encontros, Workshops e Ações de Formação relacionados com a sua área profissional.

Maria Luisa Pereira
Maria Luisa Pereira, licenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais – Arquivo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em História do Algarve pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Técnica Superior de Arquivo da Câmara Municipal de Silves desde 2000. Diretora do Arquivo Distrital de Faro desde 2014.
Formadora e orientadora de diversos estágios profissionais e curriculares.
Membro do Conselho Diretivo Regional da Bad Sul entre 2005-2007.
Membro do Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais (BAD).

Maria Norvinda Leite
Arquivista do Arquivo Municipal de Estarreja, atualmente em mobilidade no Arquivo Municipal de Arouca.

Nuno Marques
Nuno Marques – Licenciado em História Moderna e Contemporânea, pelo ISCTE, e com especialização em Ciências da Informação – ramo Arquivos, pela Universidade de Évora. É desde 2009 Arquivista no Município de Vila do Bispo.
É membro fundador da Rede de Arquivos do Algarve e do grupo de trabalho AtoM.

Rafael António
– Mestre em Ciências da Documentação e Informação (UL), MBA com especialização em Gestão da Informação (UCP) e Licenciado em Engenharia Informática (UNL)
– Director de Sistemas de Informação e Docente Universitário convidado nos cursos de Bibliotecas e Arquivos orientando várias Dissertações de Mestrado;
– Desenvolveu várias aplicações para Bibliotecas, Arquivos e Museus tendo participado nos projectos PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos e projecto TTOnline do IANTT;
– Implementou os programas KOHA e AtoM em diversos organismos da Administração Pública Central e Local e do Ensino Superior;
– Consultor do Projecto (MEF/ACE) coordenado pela DGARQ;
– Autor de diversas comunicações e publicações, entre as quais:
Desafios profissionais da Gestão Documental. Lisboa: COLIBRI, 2009.
(Prémio Raul Proença 2009 da APBAD);
A Gestão Documental na perspectiva do MoReq2010. Lisboa: Edição de Autor, 2012.

Rita Gago
Maria Rita Gago concluiu, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (1998) tendo, posteriormente, completado a Pós-graduação em Ciências Documentais nas variantes de Arquivo (2000) e de Documentação e Biblioteca (2001). Trabalhou no Arquivo do Instituto Histórico da Educação (2000), tendo seguidamente integrado a Divisão de Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Educação (2002). Ingressou na Divisão de Gestão de Arquivos do Município de Lisboa (2004) onde fez parte do Grupo de Trabalho de Arquivos Correntes e foi responsável pela área da Preservação Digital. Iniciou funções no Município de Oeiras (2011), desempenhando atualmente funções de coordenação do Arquivo Municipal. Tem participado, nos últimos anos, em projetos ligados às áreas da classificação e da gestão de documentos de arquivo, designadamente no G. T. de Gestão Documental, no âmbito da Rede TIC da AMA, e no G. T. MEF/Autarquias (Plano de Classificação de Informação para a Administração Local e colaboração no Projeto ASIA), encontrando-se este último ainda em curso.

Rui Godinho
Rui Landeiro Godinho é natural de Lisboa onde nasceu em 1973.
Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1996, obtendo o grau de mestre na mesma faculdade em 2001 na área da História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa.
Foi bolseiro da Fundação oriente e é Membro Correspondente da Academia de Marinha, classe de História Marítima, desde finais de 2002. Tem dedicado atenção particular à história das navegações e à Carreira da Índia durante o século XVI e XVII.
Funcionário da Administração Local desde 2003 esteve ligado à área cultural, nomeadamente através da gestão de projetos e produção de eventos. Exerceu funções técnicas nas Bibliotecas Municipais de Oeiras (gestão de catálogo e serviço de referência) até que, a partir de 2013, integrou a equipa do Serviço de Arquivo Municipal do Município de Oeiras onde se tem dedicado ao tratamento da documentação histórica (investigação e descrição documental).

Sandra Cristina Patrício da Silva
Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004, instituição onde concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo, em 2006. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora, sob o tema da Avaliação de
Documentos de Arquivo, com a dissertação O Que o Estado Português Quis Guardar em 17 de Abril de 2011 e doutoranda na Universidade de Lisboa, estudando o sistema de arquivo da Câmara Municipal de Sines.
Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, onde coordena a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines (Arquivo Geral, Arquivo Histórico, Arquivo dos Serviços Técnicos), de forma a possibilitar a gestão integrada de arquivos correntes e definitivos. Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines, acessíveis no sítio electrónico da Câmara Municipal de Sines e o Serviço Educativo do Arquivo Municipal, integrado no Centro de Artes de Sines.

Sónia Negrão
Sónia Negrão – Licenciada em História, pela Universidade de Évora, e com especialização em Ciências da Informação – ramo Arquivos, pela Universidade de Évora. É desde 2005 Arquivista no Arquivo do Município de Albufeira.
É membro fundador da Rede de Arquivos do Algarve e do grupo de trabalho AtoM.
É ainda Vice-Presidente da BAD-Sul.