REUNIÕES DOS GRUPOS DE TRABALHO DA BAD

24 de outubro | 18h15

Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas (GT-BP)

Campanha “Somos bibliotecas”: balanço e atividades

Três anos após o lançamento da Campanha de Promoção das Bibliotecas Públicas: Somos Bibliotecas, o Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas apresenta um balanço do trabalho realizado e do alcance e impacto deste projeto que pretende, através dos profissionais e dos utilizadores, promover e valorizar o papel das bibliotecas públicas.

Após 6 anos de coordenação do GT-BP, a equipa coordenadora apresentará um resumo das diversas atividades promovidas e das principais dinâmicas criadas no grupo.

Pretende-se também aproveitar esta reunião aberta do GT-BP para desafiar os seus membros a se organizarem com vista à nomeação de uma nova equipa coordenadora.

 

Grupo de Trabalho Bibliotecas de Ensino Superior (GT-BES)

O GT-BES propõe uma reunião aberta a todos profissionais das bibliotecas das instituições do sistema de ciência e ensino superior presentes no 13º Congresso BAD para dar a conhecer as principais iniciativas que tem vindo a dinamizar e acolher novos contributos para reforçar a sua atividade. Nos últimos anos, o GT-BES tem estado empenhado em potenciar formas de cooperação entre profissionais e instituições de ensino superior e acompanhar de forma atenta e ativa os projetos relevantes no campo da ciência e ensino, procurando melhorar a relevância social das bibliotecas de ensino superior em Portugal. Neste sentido, para além de uma reflexão prospetiva sobre as recomendações para as BES de Portugal 2019-2020, a agenda da reunião integra ainda a realização de quatro sessões de trabalho para discutir algumas das atividades do grupo e perspetivar novas ações, a partir das seguintes linhas temáticas: i) iniciativas de formação e intercâmbio profissional: programa de mobilidade “A minha biblioteca é a tua biblioteca”, seminários e webinars; ii) Indicadores Estatísticos para as BES de Portugal; iii) Intervenção das BES na dinamização do PNL2027: Ler + no Superior; iv) BES em Portugal: o que falta fazer.

 

Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA)

Normas e RGPD: responsabilização e proteção de dados

O Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GTGDA) da BAD assumiu como objetivo desde o início trabalhar para a implementação em Portugal de boas práticas de gestão de documentos de arquivo. Neste sentido, conceitos como normalização, responsabilização e conformidade têm particular relevância para o GTGDA, pelo que pretendemos abordá-los no 13.º Congresso BAD, promovendo um painel de debate sobre o assunto.

As entidades são responsáveis pela gestão da informação que recebem e produzem, devendo ser coadjuvadas nesse processo pelos profissionais BAD que, fruto da sua formação e competências, são quem está capacitado para intervir. Esta intervenção faz-se num contexto de ação regulamentado e normalizado. E, em Portugal, muitas são as normas ISO que já se encontram traduzidas e, nalguns casos, adaptadas à realidade portuguesa. Contudo, as normas que se encontram traduzidas, serão suficientes?

No entanto, no tempo presente, não é possível falar de conformidade e de normas sem refletir sobre o impacto que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) está a ter na gestão da informação no seio das instituições, e da relevância que importa dar aos profissionais BAD na condução deste processo no seio das organizações. Munidos das tradicionais ferramentas de gestão do sistema de arquivo organizacional, e ancorados nas normas e boas práticas nacionais e internacionais, os profissionais BAD podem auxiliar na obtenção da conformidade, garantindo em simultâneo os direitos dos cidadãos.

 

Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM)

Ontologias para que vos quero? Aplicação do CIDOC-CRM ao universo BAM

A representação do conhecimento através de modelos ontológicos permite um enriquecimento semântico das descrições e relações entre objetos de informação e potencia a interoperabilidade através da utilização de linguagens estruturadas compatíveis com os princípios Linked Data. Apresenta-se o modelo conceptual desenvolvido pelo comité de documentação do ICOM (CIDOC-CRM) e a sua aplicação prática ao universo das Bibliotecas, Arquivos e Museus (BAM).

Tem como objetivo principal sensibilizar os profissionais do universo BAM para a utilização de ontologias na representação da informação e conhecimento. Destina-se a todos os profissionais da área de gestão de informação em bibliotecas, arquivos e museus.

 

Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GT-AM)

Dando seguimento à reflexão que o GTAM tem vindo a promover em torno da reestruturação da administração local e do seu impacto na organização e disponibilização da informação, apresenta-se pertinente estender esta abordagem também ao projeto (políticas) de descentralização de que se fala com alguma frequência.

Considerando que, em abstrato, a descentralização se enquadra numa perspetiva de proximidade com a comunidade e implica a delegação de competências, há que ter em conta as condições para assegurar decisões ágeis e fundamentadas.

Nesse sentido, a gestão de informação deve ser considerada, a par da gestão de outros recursos (humanos e financeiros), como uma condição para o sucesso destas iniciativas. É objetivo do GTAM intensificar a reflexão teórica e científica em torno desta matéria, dar a palavra a agentes com responsabilidades de gestão municipal e gestão da informação, identificando boas práticas em contexto de passagem de competências entre entidades da Administração Publica.

Será ainda oportunidade de partilhar experiencias já em curso em alguns municípios.

 

Grupo de Trabalho de Bibliotecas da Administração Central (GT-BAC)

Seguindo a temática da Sustentabilidade e Transformação, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Administração Central (GT-BAC) procura dar a conhecer projetos inovadores implementados e desenvolvidos neste tipo de bibliotecas, que visam o alinhamento com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, sob a perspectiva de se criar valor.

Neste enquadramento – Outras atuações, novas estratégias nas Bibliotecas da Administração Central – pretende-se partilhar experiências refletoras de ações de cooperação, atendendo à importância do acesso público à informação.

A sessão de trabalho conta com a participação da Secretaria-Geral da Defesa Nacional e da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, através da exposição dos seus projetos. O GT-BAC irá apresentar uma proposta de recomendações às bibliotecas da Administração Central no sentido de dar e receber contributos.