PROGRAMA CULTURAL

DIA 27

 

09h00 | Ponto de Encontro na Praça Amália Rodrigues

 

09h30 | Visita à Aldeia Histórica de Castelo Novo e à Vila de Alpedrinha

 

A Aldeia Histórica de Castelo Novo é a nossa primeira anfitriã pelas aldeias com história e feitas de granito. Em plena alma da Serra da Gardunha, descobrimos Castelo Novo! Aqui, tudo nos inspira e nos envolve numa descoberta morosa e deleitosa pelas estórias presentes. Dos solares, às fontes, às praças, às capelas e ao altivo Castelo tudo é talhado a granito, notáveis elementos que formam um património arquitetónico único. Ao ritmo da água, que brota das fontes e que percorre as labirínticas levadas, somos atraídos a descobrir cada pedaço da sua história. Cada edifício conta a sua vivência e transporta-nos para tempos fascinantes. O granito leva-nos até à Vila de Alpedrinha conseguimos desde logo respirar história.

 

Guiamo-nos por pequenas ruas de calçada granítica que nos levam a cada ponto de interesse da vila. Os solares, as capelas e igrejas, os antigos paços do concelho são exemplo da importância da Vila noutros tempos. Alpedrinha foi outrora concelho e tal apercebe-se a cada passo que damos na sua descoberta. Mas, quando pensávamos que já nada nos poderia surpreender, num local quase secreto, deparamo-nos com a encenação perfeita entre a majestosa Fonte de D. João V e a grandiosidade do Palácio do Picadeiro.

 

13h00 | Almoço “ Restaurante O Lagarto”

 

15h00 | Tarde

 

Opção 1 | Passeio pelo Centro Histórico do Fundão

 

Iniciamos o passeio pelo Centro Histórico do Fundão com a visita ao Centro de Interpretação Moagem do Centeio, local que preserva a herança moageira da cidade através do sistema mecanizado pertencente à antiga Fábrica de Moagem e às memórias presentes dos antigos trabalhadores. Subimos depois pelas ruas mais antigas da cidade até ao centro histórico onde

descobrimos solares e palacetes, pequenas lojas cheias de memória e a herança judaica marcada nas ombreiras das portas da rua da Cale. Obrigatória é ainda a visita ao premiado Museu Arqueológico José Alves Monteiro, onde recuamos milhares de anos, numa viagem entre a pré-história e a romanização. Terminamos a visita no Posto de Turismo do Fundão onde teremos a oportunidade de provar os produtos de cereja do Fundão.

 

 

Opção 2 |Percurso Pedestre pela Rota da Pedra D´Hera

 

Ao percorrer a Rota da Pedra d´Hera irá desfrutar de uma das paisagens mais majestosas sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela ao mesmo tempo que observa o desenvolvimento de inúmeras espécies de fauna e flora proporcionadas pelas linhas de água cristalina e o coberto vegetal que envolve o miradouro da Pedra D`Hera, local que pertence à memória coletiva dos

fundanenses e por esse motivo da nome a este percurso pedestre.

 

Caracterização do Percurso:

Tipo: Circular

Dificuldade: Fácil

Km: 6,7 km

Duração: 1h50

 

Nota: Aconselha o uso de vestuário e calçado confortável

 

Mais informações a anunciar oportunamente