• Eventos BAD
  • 13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais | ORADORES

Mateo A. Páez García

Arquivista na Junta da Andaluzia, Espanha, desde 1995. É, atualmente, director do Arquivo Geral da Andaluzia. Anteriormente foi chefe do Departamento de Arquivos do Serviço de Arquivos da Consejeríada Cultura (2007-2017), diretor do Arquivo Central da Consejería da Agricultura e Pescas (1998-2007) e assessor técnico do Arquivo Geral da Andaluzia (1995-1998).

É membro da Comissão Andaluza de Avaliação de Documentos, tendo sido secretário da mesma de 2007 a 2017. Também é membro do Comissão Consultiva para a Transparência e Protecção de Dados da Andaluzia. Foi secretário da Comissão de Elaboração do Projeto de Lei dos Arquivos da Andaluzia e membro da equipa de coordenação do projeto legislativo acima mencionado. Foi também presidente da Associação de Arquivistas da Andaluzia (2015-2019).

Professor e coordenador de vários cursos no âmbito da Administração Autonómica da Andaluzia, bem como de outras entidades locais e outras administrações autonómicas.

Mateo Paez Garcia tem participado na organização e coordenação de várias jornadas, conferências e outras atividades relacionadas com os arquivos, nomeadamente, nas áreas da identificação, classificação e avaliação documental. Tem várias publicações relacionadas com a sua atividade profissional.

Florence Clavaud

Florence Clavaud, formou-se na École des Chartres como arquivista e paleógrafa. É membro da equipa que, desde 2016, desenvolve o Projeto PIAAF – Pilote d’Interopérabilité pour les autorités archivistiques françaises, piloto de interoperabilidade para as Autoridades Arquivísticas francesas.

É desde 2013 responsável, nos Archives Nationales de Frances, pelo controlo das autoridades arquivísticas e pelos projectos de digitalização. Faz parte da equipa que desde 2016 desenvolve o Piloto para Autoridades Arquivísticas em France (PIAAF-Pilote d’Interopérabilité pour les autorités archivistiques françaises), projecto liderado pelos Archives Nationales de France.

É membro executivo do Grupo de Especialistas para a Descrição Arquivística (EGAD) do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), responsável pelo desenvolvimento de um modelo conceptual (Records in Contexts-Conceptual Model ou RiC-CM) e de uma ontologia RDFS / OWL para a descrição de arquivos.

Mais informação em: http://www.chartes.psl.eu/fr/florence-clavaud