• Eventos BAD
  • 4º Congresso Nacional BAD – Conclusões

Início | Programa | Conclusões | Programa Cultural | Comissão Organizadora

 

CONCLUSÕES

 

GESTÃO DE DOCUMENTOS / GESTÃO DE INFORMAÇÃO

– Foi preconizada a criação de uma biblioteca de referência de caráter nacional e universal a funcionar como se de um índice informatizado se tratasse. Seria uma estrutura a funcionar em ambiente electrónico, com uma gestão partilhada.

– Verificando a necessidade de traçar em conjunto a política de localização, catalogação e difusão de informação relativa a teses de doutoramento, mestrado ou outras provas académicas do ensino superior, verificando ser urgente fazer circular a informação sobre os esforços individuais que têm vindo a ser feitos nesse sentido por algumas instituições, propõe-se uma reunião conjunta que tem que vir a dar mais atenção a este assunto.

 

 A informação secundária nos parlamentos

  1. Que seja criado um Grupo de Trabalho para a IS/IT, com o objectivo de elaborar um “estudo de situação” no nosso país.
  2. Que o Grupo de Trabalho prepare um inquérito sobre a IS/IT, a distribuir largamente, e que estabeleça uma política de recuperação de respostas em número representativo e em tempo útil,
  1. Que as questóes colocadas permitam uma leitura clara das respostas e uma avaliação sobre:

– os serviços ou entidades que produzam já IS/IT;

– os serviços ou entidades que julgam útil a difusão temática deste tipo;

– a natureza dos produtos de informação já produzidos ou considerados úteis;

– as necessidades de formação;

  1. Que a análise das respostas comporte o inventário dos produtos IS/IT actualmente elaborados, com vista ao seu estudo aprofundado e conducente a unia possível elaboração de regras gerais mínimas que possam servir de base a futuras acções de formação.

Estas regras gerais devem ter em vista, essencialmente:

– o conteúdo (técnicos de pesquisa e selecção);

– a forma de apresentação e de elaboração prática;

– a política de difusão;

  1. Que sejam definidos, com base na análise das respostas, perfis-tipo de utilizadores, que dêem pistas para a definição de alguns aspectos a privilegiar na elaboração das regras gerais propostas no número anterior.

Leitura especial

Atendendo a que é imperativo aperfeiçoar as condições oferecidas aos leitores que não podem servir-se dos suportes gráficos comuns e tendo em conta a necessidade de utilizar com o máximo de eficácia os meios disponíveis neste domínio, o 4º Congresso BAD recomenda às Entidades que se dedicam à leitura especial que concertem as suas actividades no sentido de poder ser prestado um serviço com a melhor qualidade possível.

 

GESTÃO DE DOCUMENTOS / GESTÃO DE INFORMAÇÃO. ARQUIVOS

– Torna-se indispensável e urgente a promulgação da Lei de Bases de Arquivos, Regime Geral dos Arquivos e Património Arquivístico, bem como legislação complementar, nomeadamente o Decreto-Lei sobre gestão de documentos.

– Considera-se absolutamente necessária a estruturação do Sistema Nacional de Arquivos e imprescindível a dotação de quadros de pessoal especializado na Administração Pública.

– Considera-se muito preocupante a situação actual face às medidas de reestruturação anunciadas.

– Considera-se oportuno que a BAD continue a apoiar e a dinamizar os trabalhos relativos à normalização de descrição em Arquivos.

– Considera-se importante acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos dos sistemas de gestão de informação, nomeadamente os que englobem a produção de documentos electrónicos e incluir na formação dos arquivistas não só a componente das novas tecnologias de processamento de informação mas também o planeamento de sistemas de informação.

 

NOVAS TECNOLOGIAS / NOVOS SUPORTES

– Face à crescente utilização das novas tecnologias/novos suportes de informação, em Portugal, que tendem a transformar radicalmente as tradicionais técnicas e métodos documentais, e ponderando às vantagens e desvantagens da sua utilização, concluiu-se pela necessidade de:

  1. Reconhecer definitivamente a necessidade da sua utilização, em regime de complementaridade com os sistemas em linha, a nível de armazenamento e recuperação de informação.
  2. Investir urgentemente na produção de CD ROMS, em Portugal, com informação portuguesa, de forma a responder às exigências e necessidades do mercado português e internacional.
  3. Investir na formação dos profissionais da informação de forma a sensibilizá-los para a necessidade de utilizar as novas tecnologias/novos suportes da informação e familiarizá-los com as técnicas da sua produção e utilização.

 

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO

– Considera-se indispensável uma planificação para a construção e instalação de bibliotecas que tenha em conta a necessidade de uma gestão integrada do processo.

– Considera-se ainda urgente o levantamento e estudo da situação nacional do património documental, quanto à sua preservação e conservação, com vista à definição de uma estratégia de intervenção no sector.

 

COMUNICAÇÕES LIVRES

Atendendo as enormes dificuldades e exigências para a apresentação e formalização das candidaturas ao Plano de Acção para as Bibliotecas das Comunidades Europeias e à reduzida participação de Portugal, propõe-se:

  1. que o Ponto de Convergência Nacional avalie os resultados da candidatura àquele Plano e promova as acçóes adequadas para que Portugal possa participar plenamente;
  2. que as associações profissionais da área da documentação e informação, assim como outros organismos afins, dinamizem este processo no sentido de alargar e fortalecer a participação do maior número de bibliotecas interessadas.

 

MESAS REDONDAS

Bibliotecas Universitárias

Concluiu-se pela necessidade de:

  1. Promover debates mais especializados que abordem problemas específicos e formas de cooperação que, pela sua natureza, não podem ser debatidos integralmente em grandes assembleias.
  2. Instituir um regime de cooperação planificada abrangendo toda a cadeia documental, de forma a proporcionar uma partilha de recursos que a todos beneficie e enriqueça.
  3. Realçar a importância de não protelar a formação do utilizador, sensibilizando-o para uma mudança de atitude em relação ao sentido de “posse” dos recursos existentes na sua própria biblioteca.
  4. Referir a importância de formulação de regulamentos para as BUs.

 

COMUNICAÇÕES LIVRES

Bibliotecas Escolares

Incentivar novas adesões ao Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares com definição de áreas de interesse

Reafirmar a necessidade da realização de sessões temáticas, como p. ex. sobre

– legislação existente

– formação dos professores na área biblioteconómica

– formação dos bibliotecários na área pedagógico/didáctica

Sobre a institucionalização da biblioteca escolar:

– questionar o seu lugar na pedagogia actual

– promover a criação de uma rede nacional de bibliotecas escolares

– promover reuniões gerais (anuais) de responsáveis por esta área – educativos ou profissionais de informação

– apresentar os resultados do trabalho que for sendo realizado quer nas publicações da Associação quer em próximos congressos

Recomenda-se ainda que se promova a publicação e/ou tradução de obras para esta área/para de professores e profissionais da informarão.

 

Automatização

  1. Referiu-se a necessidade de o grupo de trabalho sobre automatização prosseguir a sua acção, tendo em vista a organização de colóquios, debates, elaboração de bibliografia especializada em informática documental e a formulação de sugestões para cursos de formação, nesta área, tendo em vista públicos diferenciados.
  2. Constatou-se que os profissionais continuam extremamente preocupados com problemas internos específicos ao caso particular de cada instituição, devido à utilização de diversos sistemas informáticos. Assim, recomenda-se que a BAD proceda ao levantamento de cada um desses sistemas, com a finalidade de apoiar troca de experiências, orientação de assessorias ou acções de formação pontuais.