1ª Jornada Open Source

Início | Programa

 

Esta Jornada, que decorre na Universidade Portucalense, tem por objetivo criar um momento de partilha de experiências e boas práticas na integração dos Sistemas de Informação (S.I.) koha e ICA-Atom em algumas instituições, nomeadamente no que diz respeito a:

  • arquitetura de informação e parametrização do S.I.;
  • migração dos registos;
  • terminologia e classificação;
  • comunicação com outros S.I., entre outros.

 

A estrutura delineada para esta Jornada inclui duas sessões plenárias, na abertura e encerramento, com âmbito mais genérico sobre a abordagem e novas tendências na adesão dos S.I. a programas de fonte aberta. No final apresenta-se um conjunto de conclusões e recomendações a disseminar pelos canais de comunicação da BAD.

Durante o resto do dia, organizam-se sessões de trabalho com os diversos tipos de serviços. Os convidados apresentam os seus casos práticos na implementação destes sistemas de gestão de informação.

Abordagem geral das várias vertentes do open source para os arquivos, bibliotecas e museus
Intervenções: Presidentes IPP Viseu | Delegações BAD Norte e Centro
Universidade de Coimbra – acesso aberto / repositórios / bibliotecas digitais - INESC – dados abertos
Moderador - Armanda Salgado . Rede de Bibliotecas do Instituto Politécnico de Viseu (Koha) . Biblioteca de Ponte da Barca (Koha) . Apresentação de uma empresa
Moderador - a designar . Escola Superior de Saúde – Hospital de Santa Maria – . Rede de Arquivos do Algarve, . Apresentação de uma empresa
Moderador - a designar . Universidade de Aveiro . Museu . Apresentação de uma empresa
Conclusões do dia