11º Congresso Nacional BAD – Eventos BAD

11º Congresso Nacional BAD

Início | ProgramaActas  | Programa social |Comissão organizadora 

Integração, Acesso e Valor Social

As Bibliotecas e os Arquivos afirmam-se, hoje como no passado, como plataformas privilegiadas para o acesso à informação e ao conhecimento, conjugando uma complexa realidade de fatores humanos, materiais e tecnológicos para um exercício igualitário dos direitos e deveres sociais, cívicos e culturais.
Enquanto organizadores, mediadores e facilitadores de acesso, os profissionais de informação e documentação são o esteio essencial para potenciar o valor social da informação e o alcance estratégico que hoje assumem as tecnologias de informação pela sua capacidade de construir integração.
A gestão de sistemas e redes de informação é uma necessidade fundamental da qual dependem, cada vez mais, a sustentabilidade e resultados das instituições mas também a relevância e impacto dos serviços de informação que prestam e da permanência do património que gerem.
Em 2012, o 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas apresenta-se como um espaço de reflexão e debate sobre o presente e o futuro das bibliotecas e arquivos face a um contexto de condicionalismos e exigências que desafiam conceitos, meios e soluções.

Linhas temáticas:
1. Gestão de sistemas e redes informação, enfatizando as questões conceptuais, de sustentabilidade e otimização das infraestruturas tecnológicas, e a importância das normas e funções partilhadas para o desenvolvimento de serviços em rede baseados na distribuição e reutilização de dados e informação.

2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores, sublinhando o potencial de novas soluções para a requalificação, diversificação e personalização dos produtos e serviços de informação digital.

3. Abertura e integração organizacional, visando as exigências, modelos e possibilidades de funcionamento das organizações em ambiente de rede aberta para a produção de serviços baseados na partilha e cooperação.

4. Profissionais e Instituições, focando questões que hoje se colocam à natureza da profissão e das organizações, e apresentando experiências, projetos, reflexões e perspetivas para o reforço das suas competências e áreas de intervenção.

5. Valor social das bibliotecas e arquivos, discutindo as questões da importância, alcance e reconhecimento da sua função para o desenvolvimento cívico, científico, cultural e económico dos indivíduos e da sociedade.