11º Encontro Nacional de Arquivos Municipais

Início | Call for papersPrograma | Actas | Comissão Organizadora

 

Arquivística e competitividade na Administração local: ferramentas inovadoras para a gestão da informação

 

O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GT-AM) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), vai realizar o 11º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, em parceria com o Município de Esposende, nos dias 14 e 15 de Novembro, subordinado ao tema Arquivística e competitividade na Administração Local: Ferramentas inovadoras para a gestão da informação.

 

O Encontro Nacional de Arquivos Municipais é um espaço de partilha de conhecimento e de experiências, especialmente dedicado aos Arquivos Municipais.

 

Num momento de dificuldades, mas também de desafios, a palavra de ordem é competitividade. O que fazemos para cumprir a missão de um Arquivo Municipal? Como articulamos a informação do passado com aquela que se produz atualmente nas nossas organizações? Como podemos intervir na produção de informação e como pretendemos contribuir para a sua preservação?

 

Quando se discutem as funções do Estado e em que assistimos a significativas alterações nas dinâmicas de funcionamento da Administração Local, o GT-AM / BAD pretende com este encontro contribuir para a reflexão e o debate em torno de ferramentas inovadoras para a gestão de informação e do modo como estas podem promover a competitividade da Administração.

 

Como fazer?
– Da Macroestrutura funcional (MEF) ao Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL)
– Gestão por processos e modelação de processos
– Avaliação arquivística suprainstitucional e reutilização da informação
– Transição de sistemas pretéritos

 

Como medir?
– Avaliação de desempenho em sistemas de informação

Professor Associado com Agregação da Universidade Fernando Pessoa. Agregado em Gestão do Conhecimento pela Universidade de Aveiro e Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster (UK). É autor de 12 livros e cerca de três centenas de trabalhos científicos distribuídos pelas suas áreas de interesse que incluem a Sociedade da Informação e o...
Bibliotecário e Professor na Universidade de Salamanca