1º Workshop das Bibliotecas do Ensino Superior: Indicadores estatísticos para as BES

Início | Programa | Documentos de trabalho

Realiza-se no próximo dia 30 de março de 2017, em Lisboa, o 1º Workshop das Bibliotecas de Ensino Superior com o tema “Indicadores estatísticos para as Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: avaliação, prospetiva e planeamento”. Este workshop é uma iniciativa do Grupo de Trabalho da BAD das Bibliotecas de Ensino Superior (GT-BES) e irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


A recolha de informação quantitativa sobre as atividades, serviços e produtos desenvolvidos nas Bibliotecas do Ensino Superior (BES) constitui um elemento indispensável para as atividades de gestão, planeamento e prospetiva. Medir o que se faz estabelece uma excelente base necessária para a análise do impacto do trabalho realizado nas BES. Além disso, a recolha de informação quantitativa permite fundamentar decisões de tipologia e impactos diversificados.

Assim, a identificação, análise e compilação de um conjunto de indicadores a aplicar nas BES, bem como a elaboração das respetivas orientações para a recolha dessa informação, estão no âmbito do projeto atualmente em desenvolvimento pelo GT-BES.

O objetivo geral deste projeto, que resultou das conclusões do 3º Encontro das BES realizado em junho de 2016 no Porto, é elaborar o conjunto de indicadores estatísticos para recolher informação quantitativa das BES em Portugal. Os indicadores apresentam-se com os seguintes objetivos:

1) Descrever quantitativamente as atividades, serviços e produtos da Biblioteca, relatando a realidade nas BES portuguesas;
2) Possibilitar a criação de uma ferramenta de benchmarking para cada Biblioteca, fomentando a melhoria de processos e funções das BES portuguesas;
3) Potenciar a aplicação de um instrumento prospetivo na Biblioteca, aprofundando atividades de planificação, organização e gestão nas BES portuguesas.

Com a realização deste 1º Workshop das BES precisamente sobre a temática dos indicadores estatísticos e valor das bibliotecas, pretende-se, em primeiro lugar, apresentar e discutir o trabalho já desenvolvido pelo GT-BES na elaboração do conjunto de indicadores estatísticos, procurando recolher contributos para melhorar os resultados. Será também oportunidade de aprofundar sinergias e o debate sobre a pertinência da constituição de uma Rede de Bibliotecas de Ensino Superior para Portugal

 

O evento tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e contará com a presença da especialista norte-americana em Bibliotecas e Ciências da Informação, Carol Tenopir, sendo esperada igualmente a participação de um representante da REBIUN (Rede de Bibliotecas Universitárias de Espanha).