3º Encontro de Arquivos Empresariais

FOTOS DO ENCONTRO

“ARQUIVOS EMPRESARIAIS: FORMALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO PRESENTE PARA A GESTÃO DO FUTURO”

O GTAE do BAD vai realizar nos próximos dias 18 e 19 de Novembro o 30. Encontro de Arquivos Empresariais para o qual foram convidados como oradores personalidades relevantes ligadas a esta temática, com os quais os participantes podem partilhar e debater as suas experiências e ideias. As questões que gostava de ver respondidas podem ser colocadas e enviadas com a sua inscrição, para que todos possam ter uma participação efectiva na discussão.

Uma componente teórica do Encontro abordará aspectos ligados a:
• Gestão de documentos electrónicos
• Sistemas de gestão de Arquivos: Pontos críticos e propostos de solução
• Importância dos arquivos empresariais para a história económica e social
• Património e imagem institucional.

Um painel de discussão a partir da apresentação de uma INTRANET permitirá abordar as questões sobre as formas que o sistema Arquivo de uma empresa/organização pode assumir.

Um workshop organizado em mesas de discussão específicas de cada tema liderados por um moderador, permitirá tirar as conclusões do Encontro versando:
• As Normas ISO: Sistemas da gestão da qualidade e de documentos de arquivo
• Ferramentas de Gestão Documental: Selecção e implementação de tecnologias
• Ética do profissional arquivista
• A rentabilidade da função arquivo
• Valor financeiro do arquivo dentro das organizações.

 

Moderador: António Torres Pereiro [Impress] Apresentação de caso Participantes no Painel: Paulo Veiga [EAD] e Armando Malheiro [Univ. do Porto]
Maria Helena Barreto [CP - Gab. Imagem e Comunicação] Rosa Gomes [CP - Serviço de Património e Museologia]
• As Normas ISO . 9000:2000 -Fundamentos e. Vocábulário; . 9001:2000 - Sistemas de gestão do qualidade; . A ISO 15489 - Informação e Documentação: Gestão de Documentos de Arquivo; • Ferramentas de Gestão Documental. Selecção e implementação de tecnologias;. • Ética do profissional de arquivo; • A rentabilidade da função arquivo; • O valor financeiro do arquivo dentro das organizações; • Competências dos profissionais de informação.