7º Congresso Nacional BAD

Início | Temas | Programa | Actas | Índice de autoresComissão Organizadora 

 

Informação – o desafio do futuro

Subordinado ao lema Informação: o desafio do futuro, o 7° Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, pretende ser um espaço de debate e reflexão sobre as novas questões a que os profissionais do informação têm que responder nos serviços, instituições e organizações em que se encontram inseridos, no sociedade em geral, poro que esse recurso seja cada vez mais, uma fonte de conhecimento, de desenvolvimento e de exercício da cidadania.

 

Este Congresso, o primeiro a ter lugar neste novo século, pretende introduzir novo forma na tratamento dos temos, no sua estrutura e organização. A tradicional separação em sessões por áreas de actividade — Arquivos e Bibliotecas – deu lugar a uma abordagem temática com base na que é comum a todos os profissionais da informação.

 

A reflexão sobre o campo científico no qual se fundamenta a actividade profissional pretende trazer uma clarificação essencial para a aplicação das técnicas indispensáveis ao exercício da nossa actividade e que preparará o caminho para a actualização urgente e necessária da formação dos profissionais a todos as níveis.

 

O processo tecnológico de gestão da informação e do conhecimento, o objecto principal de todo o trabalho profissional em que estamos envolvidos, requer também um novo olhar para que as tecnologias hoje ao nosso serviço, possam ser rentabilizadas e desencadear procedimentos que atinjam em pleno os nossos objectivos — disponibilizar ao mais alto nível a informação, proporcionada a sua utilização por todos as que têm o direito de aceder ao recurso mais necessário e fundamental para o exercício da qualquer actividade humana.

 

Para além da fundamentação teórica que destacamos neste Congresso damos também igual importância aos aspectos concretos da prática profissional: os painéis temáticos organizados por iniciativa dos profissionais pretendem debater e confrontar o exercício da profissão em cada um dos campos específicas da actividade e descobrir as formas de melhor a exercer nos contextos que lhe são próprias. Desses debates surgem sempre respostas a inquietações pertinentes que vão traduzir-se, na prática, num salto qualitativo nos meios e condições da actividade.

 

Respondendo também à necessidade de confronto de experiências e ao deseja de partilhar e contribuir com os seus resultados para enriquecimento da profissão e dos profissionais, foram introduzidas no Congresso sessões de posters como espaço privilegiado para essas, sempre úteis, contribuições.

 

A exposição comercial que acompanha o 7° Congresso, a maior de sempre, é para nós sinal da vitalidade da nossa área profissional e também uma confirmação do volume de negócios que potencializa.

 

Esperemos que este 7° Congresso seja um encontro enriquecedor e que contribua para o desenvolvimento da profissão e para afirmar o perfil dos profissionais da informação que os novos tempos exigem. É nossa proposta responder e corresponder a esses desafios do futuro.