Arquivos e Web semântica – Eventos BAD

Arquivos e Web semântica

Ciclo de Reflexões e Debates #4

 

A BAD vai realizar no próximo dia 16 de Maio, pelas 14h30, no Arquivo da Universidade de Coimbra, a quarta sessão do “Ciclo de reflexões e debates” promovido pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA), organizado conjuntamente com a Delegação regional do Centro da BAD. A sessão, subordinada ao tema “Arquivos e Web semântica”, tem como oradores convidados o Eng. Pedro Henriques, professor da Universidade do Minho, e o Eng. José Carlos Ramalho, da empresa Keep Solutions, e será moderada por Pedro Penteado, membro da coordenação do GT-GDA.

 

Esta sessão pretende analisar as múltiplas relações possíveis entre a Web semântica e os arquivos, bem como o potencial da sua exploração pelos arquivistas. Parte do conceito de Web semântica, através da qual se pretende capturar o significado de dados e informações disponíveis na Internet, provenientes de várias fontes, com destaque para as de natureza arquivística, e indica como como se cria um ambiente no qual os computadores podem processar, compreender e interligar esses conteúdos, potenciando a sua exploração. Para o efeito, é necessário construir vocabulários, ontologias e outras ferramentas normalizadas que permitam embutir semântica na estrutura das informações disponíveis na Web, interligando-as e tornando-as interoperáveis e reutilizáveis em variados contextos. A Web semântica, garantindo um acesso interligado e integrado aos bens informacionais e culturais, constitui atualmente um dos grandes desafios para os profissionais da informação, em geral e para os arquivistas, em particular.

Doutorado pela Universidade do Minho em Tecnologia da Programação. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática. É sócio fundador da KEEP SOLUTIONS, professor auxiliar no Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador do Centro de Ciências e Tecnologias de Computação. Antes de ingressar na KEEP SOLUTIONS realizou trabalhos de Analista/Programador como freelancer e...