Preservação digital: da teoria à prática

 

Ciclo de Reflexões e Debates # 1

Realiza-se no próximo dia 12 de julho a primeira sessão do Ciclo de Reflexões e Debates organizado pelo Grupo de trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) da BAD, intitulada “Preservação Digital: da teoria à prática”. O evento decorre no Arquivo Distrital do Porto e conta com a participação de Miguel Ferreira, da empresa Keep Solutions, e com Cidália Ferreira, da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI). A moderação do debate estaará a cargo de Cristiana Freitas do Arquivo Municipal de Ponte de Lima e membro do GT-GDA.

 

Miguel Ferreira fará uma abordagem em torno dos conceitos e do estado da arte em termos de preservação digital. A sua comunicação, intitulada “De Cabinda ao Cunene” (disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/24700 ). Cidália Ferreira  apresentará o caso prático da elaboração do Plano de Preservação Digital do seu Ministério e as dificuldades da sua aplicação.

Doutorado pela Universidade do Minho em Tecnologias e Sistemas de Informação com especialização em Preservação Digital. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. É sócio fundador da KEEP SOLUTIONS. Antes de ingressar na KEEP SOLUTIONS realizou trabalhos de investigação na Universidade do Minho, consultoria no Arquivo Distrital do Porto e investigação...