Ciclo de debates “Bibliotecas, Arquivos e Museus: acesso à informação”

Início Braga, 7 de JunhoPorto, 21 de Junho | Lisboa, 18 de outubroLoulé, 25 de Novembro

 

Imagem em https://www.bad.pt/noticia/2016/09/29/ciclo-de-debates-bibliotecas-arquivos-e-museus-acesso-a-informacao/

 

A ideia de juntar profissionais de diferentes áreas para debater o “acesso à informação”, surgiu a partir de uma constatação que é comum nos profissionais que desenvolvem as suas atividades em instituições de memória (bibliotecas, arquivos e Museus): estamos perante uma mudança de paradigma. Apesar da contínua necessidade da identificação, tratamento, acesso e recuperação das diferentes tipologias de informação, esta apresenta-se, nos dias de hoje, com novas roupagens e novas formas de acesso – o digital.

 

Neste debate, realizado em quatro cidades diferentes, foi abordado o acesso às colecções, fundos documentais e arquivísticos à guarda das instituições. A reflexão incidiu na necessidade cada vez maior de as conectar, de as comunicar, de as ligar a um universo “fora de portas”, potenciando assim o acesso não só físico, mas também a sua comunicação pela via digital, e ainda as múltiplas conexões que este universo poderá potenciar. De que forma podem as bibliotecas, arquivos e museus facilitar o acesso ao universo que têm dentro de portas? Como podem preservar e, simultaneamente, garantir o acesso continuado à informação, às colecções.

 

Daqui nasceram novas competências associadas ao digital: desde o conhecimento das diferentes linguagens de tratamento da informação, da normalização, da recuperação e partilha de recursos… dado que o utilizador está apenas interessado na informação.

 

A parceria entre as Associações BAD e Acesso Cultura teve como objectivo sensibilizar os profissionais de Museus, Bibliotecas e Arquivos para questões anteriormente enunciadas.

 

Organização: Acesso Cultura | BAD Norte | GT-SIM

 

Braga, 7 de Junho
Porto, 21 de Junho
Lisboa, 18 de Outubro
Loulé, 25 de Novembro