Comunidade de prática de formadores em Bibliotecas de Ensino Superior

Nos dias 19, 20 e 21 de maio, pelas 14h30, reúne-se online a Comunidade de Prática de Formadores e Coordenadores de programas de literacia nas BES. Neste evento pretende-se efetivar a criação desta comunidade e perspetivar a definição de soluções partilhadas numa lógica de colaboração informal entre profissionais e instituições, alicerçada num reforço do diálogo e partilha de práticas nesta área de convergência profissional, com o foco na aprendizagem e capacitação dos participantes.

Disponibilização dos slides, gravação de flash talks e relatos dos grupos de trabalho:

1ª sessão (dia 19 de maio)

– Boas vindas e introdução ao tema [SLIDES]
– Flash talks
“InForma-te! Literacia da Informação” Ação realizada através do Mentimeter sobre informação, direcionada a alunos do secundário. Vera Lúcia Miguel, Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria. [SLIDES]
Formação e tecnologias educativas: uma integração que promove a aprendizagem. Teresa Ramos, Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. [SLIDES]
LibGuides para preparar materiais formativos, enriquecidos com videos tutoriais em “screencast-o-matic”. André Vieira, Paula Moura, Pedro Principe, Universidade do Minho [SLIDES]
Mais do que recursos, MOOC são oportunidades. Pedro Barbosa Cabral, FCT-FCCN (gestor da Plataforma NAU). [SLIDES]
– Discussão em grupos [Doc.]

2ª sessão (dia 20 de maio)

– Boas vindas e introdução ao tema [SLIDES]
– Flash talks

Formação 4u e 4ALL: formação em competências e ferramentas de gestão eficaz da informação destinadas à comunidade académica. Maria Dulce Correia, Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria. [SLIDES]
Capacitação de utilizadores na UAb: a distância que aproxima e robustece. Madalena Carvalho, Serviços de Documentação da Universidade Aberta. [SLIDES]
Melhoria contínua e adaptação: o desenvolvimento de conteúdos para formação no âmbito das fontes e estratégias para a pesquisa de informação científica. Diana Silva, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. [SLIDES]

– Discussão em grupos [Doc.]

3ª sessão (dia 21 de maio)

– Boas vindas e introdução ao tema [SLIDES]
– Flash talks

Competências futuras para os bibliotecários. Tatiana Sanches, Biblioteca da Faculdade de Ciências de Educação/Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. [SLIDES]
Bootcamps para a formação de formadores em Ciência Aberta e Investigação Responsável. Antónia Correia, Serviços de Documentação da Universidade do Minho e Paulo Pessoa, Biblioteca da Universidade da Beira Interior. [SLIDES]
Oh How Lucky I am: como um programa ERASMUS capacita para a formação e muito mais… Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho. [SLIDES]

Mentimeter final [PDF]

 

No contexto formativo existem diversas ferramentas e aplicações utilizadas na conceção de conteúdos, na interação com os formandos e no processo de avaliação. Nesta sessão, pretende-se identificar e caracterizar alguns destes recursos e perceber a forma como se adequam aos objetivos das formações, aos conteúdos ministrados e ao público.
- Boas vindas e introdução ao tema (Pedro Principe, GT-BES)
- Flash talks (Diana Silva, GT-BES)
“InForma-te! Literacia da Informação” Ação realizada através do Mentimeter sobre informação, direcionada a alunos do secundário. Vera Lúcia Miguel, Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria.
Formação e tecnologias educativas: uma integração que promove a aprendizagem. Teresa Ramos, Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
LibGuides para preparar materiais formativos, enriquecidos com videos tutoriais em "screencast-o-matic". André Vieira, Paula Moura, Pedro Principe, Universidade do Minho
Mais do que recursos, MOOC são oportunidades. Pedro Barbosa Cabral, FCT-FCCN (gestor da Plataforma NAU).
- Perguntas e discussão em grupos
- Resumo final
A conceção e planificação de uma formação é um processo complexo e pode constituir-se como um desafio para os responsáveis de formação e formadores. Que conteúdos e programas devem ser ministrados? Como devem ser organizados e sequenciados os conteúdos didáticos para que a formação seja mais eficaz? Que abordagem pedagógica deve ter o formador? São algumas das questões que serão abordadas no decurso desta sessão.
- Boas vindas e introdução ao tema
- Flash talks (Antónia Correia, GT-BES)
Formação 4u e 4ALL: formação em competências e ferramentas de gestão eficaz da informação destinadas à comunidade académica. Maria Dulce Correia, Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria.
Capacitação de utilizadores na UAb: a distância que aproxima e robustece. Madalena Carvalho, Serviços de Documentação da Universidade Aberta.
Melhoria contínua e adaptação: o desenvolvimento de conteúdos para formação no âmbito das fontes e estratégias para a pesquisa de informação científica. Diana Silva, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.
- Perguntas e discussão em grupos
- Resumo final
As constantes transformações na área das Ciências da Informação têm exigido aos seus profissionais uma permanente atualização e uma crescente qualificação. Numa sociedade baseada no conhecimento, onde se conjugam ambientes formais de aprendizagem com uma multiplicidade de recursos formativos menos tradicionais, torna-se desafiante optar por fontes de formação e de informação. Nesta sessão pretende-se perceber como e onde se adquirem as competências fundamentais para o desenvolvimento de formações de qualidade e adequadas às necessidades dos formandos.
- Boas vindas e introdução ao tema
- Flash talks (Cátia Carvalho, GT-BES)
Competências futuras para os bibliotecários. Tatiana Sanches, Biblioteca da Faculdade de Ciências de Educação/Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Bootcamps para a formação de formadores em Ciência Aberta e Investigação Responsável. Antónia Correia, Serviços de Documentação da Universidade do Minho e Paulo Pessoa, Biblioteca da Universidade da Beira Interior.
Oh How Lucky I am: como um programa ERASMUS capacita para a formação e muito mais... Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho.
- Perguntas e discussão em grupos
- Resumo final

Em junho de 2019, no final do 4º Encontro de Bibliotecas do Ensino Superior, o GT-BES da BAD assumiu como compromisso “Dar o próximo passo no arranque e na dinamização da Comunidade de prática de formadores e coordenadores de programas de literacia nas BES”.

A definição de linhas de intervenção formativa para as Bibliotecas de Ensino Superior ao nível da promoção de competências e de literacia de informação junto de estudantes, docentes e investigadores é um dos desafios que os profissionais de informação encaram desde há algum tempo. Esta dimensão é fortemente destacada nas Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal 2020-2022, designadamente: reforçar as competências em literacia da informação, promover a fluência digital e o uso ético da informação e capacitar para a prática da Ciência Aberta.

Propomos neste evento efetivar a criação da Comunidade de prática de formadores nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal, face à necessidade de desenvolver competências pedagógicas e de comunicação nos profissionais de informação, já que muitos destes formadores exercem atualmente a sua atividade muito pouco apoiados ou solitariamente. Perspetiva-se assim a definição de soluções partilhadas numa lógica de colaboração informal entre profissionais e instituições, alicerçada num reforço do diálogo e partilha de práticas nesta área de convergência profissional, com o foco na aprendizagem e capacitação dos participantes.

Aceitam-se propostas de flash talks para serem apresentadas em cada um dos três temas do evento. As propostas são submetidas no formulário de inscrição, onde deverá selecionar o tema e indicar o título.
As propostas aceites vão integrar o programa da sessão e terão a duração de 7 minutos.