Fórum “As bibliotecas públicas e os desafios do futuro” – Eventos BAD

Fórum “As bibliotecas públicas e os desafios do futuro”

As transformações registadas nas últimas décadas nas bibliotecas públicas a par com a introdução das tecnologias de informação e comunicação representaram uma grande alteração nas rotinas tradicionais realizadas ao longo dos tempos e nos serviços prestados. A passagem do século XX para o XXI foi marcada por discussões, previsões e controvérsias sobre a bibliotecas do futuro. Enquanto uns conseguiam antever a inutilidade das bibliotecas face ao crescimento da Internet e à dispersão da informação, outros defendiam que o papel informativo, formativo e cultural e social das bibliotecas estava salvaguardado independentemente dos meios de comunicação disponíveis.

Que funções desempenha ainda a biblioteca? Qual o seu relevo para a sociedade atual? E de que forma podemos acompanhar as necessidades do público? Quais os principais desafios que as bibliotecas públicas?

Para tentar responder a estas e outras questões a BAD convida todos os profissionais das bibliotecas públicas a participarem neste Fórum e juntamente com Bernd Schmid-Ruhe da Biblioteca de Mannheim (Alemanha), Maria Manuel Borges da Universidade de Coimbra, Inês Vila (Biblioteca Municipal de Ílhavo) bibliotecária participante do programa INELI e Bruno Duarte Eiras coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da BAD a  conversarem sobre as bibliotecas públicas e os desafios do futuro.

As sessões do fórum decorrerão em português e inglês.

Patrocinador WECUL, MIND

Apoios Câmara Municipal do Porto e Goethe-Institute