3ª Conferência do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM)

Início | Programa e Apresentações | Oradores |  Resumos Conclusões | Fotos da 3ª Conf. GT-SIM

 

“Boas práticas na gestão da informação” será o tema de reflexão da 3ª Conferência do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da BAD a realizar no próximo dia 8 de novembro de 2019.

 

Olhar o Museu como um centro dinâmico de produção de conhecimento e olhar o objeto de museu como um documento e o acervo da instituição museológica, existente nas Reservas, Arquivo, Biblioteca ou Centro de Documentação como um todo unitário nas suas inter-relações informacionais tem sido um dos princípios orientadores que tem regulado o trabalho desenvolvido pelo GT-SIM desde a sua criação em 2012. 

 

Esta visão integradora do acervo do Museu implica assim um maior enfoque nas potencialidades informativas desse acervo, contribuindo para uma mais eficiente gestão de toda a informação sobre património produzida em contexto museológico.

 

Todos os recursos de informação são importantes na medida em que todos, com os seus pontos comuns ou as suas especificidades, geram conhecimento sobre as coleções e sobre o património à guarda do museu.

 

Nesta 3ª edição propomo-nos refletir sobre boas práticas que podem contribuir para esta visão integradora: o trabalho em rede, numa colaboração participativa entre profissionais de informação (museólogos, bibliotecários e arquivistas) de uma mesma instituição ou de diferentes instituições; a existência e aplicação de legislação ou instrumentos normativos que valorizem, qualifiquem e suportem as práticas profissionais relacionadas com a gestão da informação nos museus; a utilização da tecnologia digital, com a qual os recursos de informação encontram novas formas de existência e novas potencialidades no que diz respeito ao seu tratamento, divulgação e acesso.

 

Na discussão deste tema faz todo o sentido que o façamos em homenagem a Maria José Moura (1937-2018), fundadora da BAD, responsável pela criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, e tantas outras coisas que a transformam num dos nomes maiores da nossa área profissional. A criação do GT-SIM tem a sua marca e refletir sobre boas práticas na gestão de informação parece-nos uma boa oportunidade para homenagear quem sempre se bateu por elas e pela colaboração participativa entre profissionais. Cumprir e promover as boas práticas é pois a melhor forma de honrar a memória de Maria José Moura, todos os dias, através do exercício da nossa profissão.

 

 

A inscrição na Conferência é gratuita, mas obrigatória.

 

Esta conferência tem o apoio da