Moreq 2010: à procura da implementação de requisitos – Eventos BAD

Moreq 2010: à procura da implementação de requisitos

Ciclo de Reflexões e Debates #2

 

Realiza-se no próximo dia 13 de novembro, o segundo evento do Ciclo de Reflexões e Debates do Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) da BAD, subordinado ao tema: “Moreq 2010: à procura da implementação de requisitos”. O evento decorre na Biblioteca Nacional de Portugal em Lisboa e conta com a participação do Eng. Rafael António, consultor, e com o Eng. Fernando Faria, da Link. A moderação do debate estará a cargo do Dr. Pedro Penteado da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e membro da Coordenação do GT-GDA.

 

O orador incumbido pela abordagem teórica do tema, o Eng. Rafael António, fará um breve enquadramento sobre a gestão documental e seguidamente apresentará de forma sucinta cada um dos serviços que constituem o Moreq 2010. 

 

A apresentação do Eng. Fernando Faria (ver pdf) estará sobretudo orientada para a experiência da Link no âmbito da gestão documental com o produto Edoclink, bem como a participação no projeto ArDoc. A primeira experiência de aproximação do produto ao Moreq 2 foi conseguida em 2010 e a partir do ano seguinte iniciou-se um processo de desenvolvimento tendo por base os requisitos definidos no Moreq 2010. Será também apresentado o projeto ArDoc, financiado pela União Europeia, e que pretende conjugar o Moreq 2010 com a norma Metadata Encoding and Transmission Standard (METS), numa parceria entre a Link INOV e o Instituto Politécnico de Leiria.